MENU

China e Irã preparam investimento de US$1 bi em alumínio

Publicado: 17 Outubro, 2005 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A China e o Irã estão mais próximos de fecharem um acordo de 1 bilhão de dólares para a construção de uma usina de alumínio na costa do Golfo Pérsico, afirmou o ministro de Relações Exteriores do Irã e um diplomata na sexta-feira.

'Temos boas discussões com o lado chinês', disse o ministro Manouchehr Mottaki, à Reuters, em Pequim, por meio de um tradutor chinês. Um diplomata iraniano disse mais tarde à Reuters que o acordo vai envolver o conglomerado financeiro chinês China International Trust and Investment Corp (CITIC) em um projeto de uma usina de alumínio na cidade portuária de Bandar Abas.

Autoridades iranianas informaram que o investimento na usina será de cerca de 1 bilhão de dólares.
'Nada foi assinado, mas este é o plano', afirmou o diplomata, acrescentando que outros detalhes ainda precisam ser trabalhados.

A iraniana Aluminium Corp, ou Salco, fez uma licitação para construção de uma usina com capacidade para produção de 1 milhão de toneladas de alumínio por ano em Bandar Abbas. A unidade será construída em três fases, cada uma com capacidade para 310 mil toneladas.

A CITIC ofereceu a menor oferta, 935 milhões de dólares, para a construção de uma usina de 275 mil toneladas por ano, e o contrato não foi concedido imediatamente, informou o Middle East Economic Digest no mês passado.

Os principais mercados de exportação de alumínio do Irã estão no Golfo e no sudeste da Ásia. O país exportou 90 mil toneladas de metal leve no acumulado de um ano até março de 2005, alta em relação às 56 mil toneladas registradas um ano antes.

Fonte: Reuters

Abb