MENU

CNM/CUT promove curso avançado para sindicalistas na região Sul

"Esse é o curso piloto, mas a ideia e levá-lo para todo o Brasil”, detalhou o secretário de formação da CNM/CUT, José Roberto Nogueira, o Bigodinho.

Publicado: 26 Agosto, 2020 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: ONU
jovens no trabalhojovens no trabalho
jovens no trabalho

De olho nas transformações no mundo do trabalho, o departamento de formação da CNM/CUT (Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT) promove, em parceira com a Escola Sul de Formação Sindical, um curso avançado que prepara os dirigentes para lidarem com as novas demandas do mercado. A aula inaugural será realizada nesta quinta-feira (27), de forma virtual. Neste primeiro momento para metalúrgicos e metalúrgicas da região Sul do país, mas a ideia é ampliar para todo o Brasil.

“Muitas profissões estão surgindo, outras estão desaparecendo e precisamos nos reorganizar para representar bem todos os trabalhadores diante das novas condições de trabalho impostas pela reforma Trabalhista e pela terceirização irrestrita. Hoje muitos estão em home office, outros trabalham à distância, sozinhos, e não têm acordos e os dirigentes precisam saber lidar com essas novas situações que vão além do chão de fábrica. Esse é o curso piloto, mas a ideia e levá-lo para todo o Brasil”, detalhou o secretário de formação da CNM/CUT, José Roberto Nogueira, o Bigodinho.  

Crédito: Divulgação
BigodinhoBigodinho
Bigodinho

Para o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas e secretário de formação da FEM/CUT/RS, Paulo Chitolina, o curso deve ampliar os horizontes daqueles que estarão à frente do movimento sindical no próximo período. “O dirigente vai entender um pouco mais sobre esse novo mundo do trabalho e as novas tecnologias que vão muito além do chão de fábrica. Assim, ele poderá se organizar dentro desse modelo, com novos tipos de contratos de trabalho, para produzir uma política correta de defesa de todos os trabalhadores”.

Esta turma composta por 53 dirigentes terá aulas quinzenais até o início do próximo ano. Entre os temas abordados estão: reconversão industrial, transformações do capitalismo e consequentes impactos na vida do trabalhador, formação ético-racial na sociedade brasileira, democracia, entre outros.

*matéria escrita pela redação SMABC