MENU

Crise provoca reestruturação da Bertone

Publicado: 05 Maio, 2008 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Desde o último dia 24 de abril, o estúdio italiano de design Stile Bertone é uma empresa independente, desvinculada do grupo Bertone, que agrega ainda uma empresa de engenharia e fábricas de carrocerias e vidros automotivos, a Carrozzeria Bertone. A separação dá vida nova ao estúdio, um dos mais tradicionais da indústria automobilística italiana, e que vem atravessando uma das piores crises financeiras desde a sua fundação, em 1912. A Stile Bertone será comandada pelo executivo Teresio Gaudio, ex-presidente da fabricante de motocicletas Aprilia.

A reunião que selou a independência da Stile Bertone ocorreu no dia 21 de abril. Sob a nova estrutura, Lili Bertone, viúva do fundador do grupo, Núcio Bertone, mantém seus 49,5% de participação no estúdio, mas a LIMBE, holding pertencente à família e que detém 50,5% da empresa passa a ser controlada pelo governo italiano.

Por conta da crise financeira, o quadro de funcionários da Stile Bertone foi reduzido de 130 profissionais, em julho de 2007, para os atuais 95. Até o fim do ano, esse total deve diminuir para 80 pessoas. De acordo com Gaudio, os problemas financeiros da empresa se gravaram em 2006, com a perda dos contratos com a chinesa Chery. Ainda segundo o executivo, a Stile Bertone não gera lucro desde 2005 e permanecerá nesta situação pelos próximos dois anos.

Atualmente, a empresa conta com dois contratos importantes com fabricantes chineses e no valor de 3,3 milhões de euros. O primeiro prevê o desenvolvimento do estilo de um sedã compacto da ChangAn e de um pequeno caminhão para a CAMC. Há ainda um projeto em negociação com um fabricante de caminhões da Turquia. O futuro da Carrozzeria Bertone, a divisão deficitária do grupo, ainda está sendo discutido pelo governo italiano, que continua na busca por um comprador disposto a empregar os cerca de 1.300 funcionários da empresa. Atualmente eles estão sendo assistidos pelo governo da Itália. 

Fonte: Carsale