QUA, 11 de nov / 2020

CUT e ASAS lançam projeto “Covid-19 como uma doença relacionada ao trabalho”

Para combater a doença, promover a saúde e lutar por direitos, pesquisa vai ouvir do próprio trabalhador qual a sua percepção sobre a Covid no seu local de trabalho e em casa

Crédito: agência brasil
Covid- 19 e trabalho
Covid- 19 e trabalho

A CUT e entidades ligadas a Associação de Saúde Ambiental e Sustentabilidade (ASAS) lançam, nesta quarta-feira (11), o projeto Covid-19 como uma doença relacionada ao trabalho.

O projeto prevê a realização de uma pesquisa e, a partir do levantamento, a produção de um dossiê sobre a doença nas diversas atividades de trabalho. E o que vai alimentar este dossiê serão as informações e percepções dos trabalhadores e das trabalhadoras que continuaram suas atividades profissionais durante a pandemia do novo coronavírus, fora de domicílio ou dentro de suas casas em companhia de colegas.

O resultado, garantem os organizadores do projeto, poderá ajudar na organização de ações de combate à doença, de promoção da saúde do trabalhador, além da busca pelos direitos dos trabalhadores, caso seja necessário.

A secretária Nacional de Saúde do Trabalhador da CUT, Madalena Margarida da Silva, disse que foi enviada uma orientação aos sindicatos e ramos da Central para que participem da pesquisa. A CUT, disse ela, assinou um termo de cooperação com a ASAS e vai orientar como responder a pesquisa, disponibilizar o formulário, auxiliar na compreensão das respostas e ajudar no encaminhamento.

“Desde o começo da pandemia a gente tem se preocupado com a saúde dos trabalhadores. Fizemos orientações sobre condições de retorno ao trabalho, orientações para o reconhecimento e notificação da Covid-19 como doença relacionada ao trabalho, oficina sobre reconhecimento e notificação da doença e agora estamos finalizando um texto com a LBS advogados sobre emissão do Comunicado de acidente de trabalho, o CAT”.

“E agora com este projeto que estamos cooperando, junto com pesquisadores renomados, faremos relatórios do processo de adoecimento, das condições de trabalho e incentivaremos a promoção da saúde dos trabalhadores, mas para isso precisamos antes entender este processo de adoecimento e isso só os trabalhadores que poderão nos dizer”, completa Madalena.

Passo a passo do projeto

O Projeto, na sua primeira fase, conclama os trabalhadores que estão exercendo suas atividades profissionais de forma presencial durante a pandemia a responderem um formulário, ou opcionalmente em papel, para um panorama das condições de trabalho. Esta primeira etapa conta com parceria dos pesquisadores com sindicatos de diversas categorias, entidades de pesquisa e movimentos sociais. 

Na segunda fase serão feitas entrevistas com o objetivo de aprofundar questões relacionadas aos riscos presentes no cotidiano do trabalhador.  Várias entidades já são parceiras deste projeto e nos próximos meses, outras passarão a ser.

O projeto tem a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP) e o apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT) de Campinas. Acompanhe a evolução dos trabalhos, acessando o site.

*matéria publicada no site da CUT

SAIBA MAIS

Mesmo fora da lista, Covid-19 pode ser doença ocupacional. Confira como requerer benefícios do INSS

Saiba como enquadrar a Covid-19 como doença do trabalho e garanta seus direitos

 

 

Com a Palavra

TER, 20 de out / 2020

Viva o Movimento Feminista

Só a cabeça desvirtuada de uma parcela da sociedade representada por pessoas como o jogador Robinho, faz questão de não entender porque ela se nutre exatamente da desigualdade e do preconceito

Entidades e Empresas

Entidades

Notícias sobre entidades filiadas e parceiras da CNM/CUT:

Empresas

Informações sobre as empresas em que a CNM/CUT constrói uma organização nacional dos trabalhadores:

CNM/CUT por e-mail

Receba informações da CNM/CUT diretamente em seu e-mail:

Enviando...
Email cadastrado com sucesso!

Redes e blogs

Cálculos

Calcule reajustes salariais e o tempo que falta para sua aposentadoria:

Publicações

383 - ASSEMBLEIA GERAL VIRTUAL APROVA PROPOSTA DE REAJUSTE | Cláusulas Sociais estão renovadas até 2022

383 - ASSEMBLEIA GERAL VIRTUAL APROVA PROPOSTA DE REAJUSTE | Cláusulas Sociais estão renovadas até 2022 - Edição Nº SET/2020
25 de set / 2020

CNM/CUT - Confederação Nacional dos Metalúrgicos
Av. Antártico, 480 - Jardim do Mar - CEP: 09726-150 - São Bernardo do Campo - SP (55) 11 4122-7700 cnmcut@cnmcut.org.br
Av. Antártico, 480 - Jardim do Mar - CEP: 09726-150 - São Bernardo do Campo - SP

Saiba como chegar a CNM/CUT


(55) 11 4122-7700