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Delphi Steering agora é Nexteer: poucas mudanças no Sul

Publicado: 09 Outubro, 2009 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A mudança do controle da Delphi Steering, divisão global de sistemas de direção da Delphi, para as mãos da GM Global Steering Holdings LLC, oficializada na quarta-feira, 7, terá como reflexo no Brasil, ao que parece, apenas a alteração do nome da empresa para Nexteer Automotive Motors. Ao menos assim interpreta Jeferson Félix de Oliveira, diretor regional de negócios para América do Sul.

Ele diz que a rotina da unidade de Porto Alegre, RS, pouco mudará. Durante as negociações, justifica, a operação já se adequava para trabalhar sob o novo comando: "Praticamente nada muda porque continuamos a nos reportar diretamente aos Estados Unidos, algo que já ocorria últimos tempos".

Oliveira antecipa, no entanto, que a principal estratégia será mostrar ao mercado a independência da divisão da própria General Motors: "Continuaremos a atuar fortemente junto a todos os clientes no sentido de ampliar a presença no mercado. A General Motors não é a primeira montadora do mundo a ter participação em fabricantes de componentes".

Atualmente a fábrica atende, além da GM, Fiat, Ford e PSA. Recentemente concluiu investimento em nova linha de transmissões homocinéticas para aplicação em futuro lançamento da Peugeot. De acordo com Oliveira não existem planos de ampliação da capacidade de produção, que no momento atende a todas as demandas de mercado. Além do Brasil a planta gaúcha abastece as unidades dessas fabricantes de veículos na Argentina.

Uma das apostas de Oliveira é a adoção futura, no prazo de quatro a cinco anos, das direções elétricas nas plataformas nacionais. Para ele a unidade gaúcha já tem a tecnologia desenvolvida e disponível para o mercado: "Mas é certo que seu uso se dará de forma mais efetiva no próximo ciclo de veículos".

No curto prazo a empresa aplicará esforços na ampliação de mercados para direções hidráulicas e transmissões homocinéticas.

A unidade de Porto Alegre, que produz transmissões homocinéticas, sistemas de direção e colunas de direção, tem aumentado seu ritmo de trabalho nos últimos meses: na comparação do desempenho dos melhores meses do ano passado e deste o atual já é 10% superior.

O quadro de funcionários está muito próximo dos 280 trabalhadores do período pré-crise. A maior parte das vagas foi reaberta para fazer frente ao volume de pedidos. Atualmente a empresa já trabalha em três turnos em quase todos os setores.

Fonte: Autodata