MENU

Dia Nacional de Paralisação: metalúrgicos cruzam os braços em 29 de setembro

Data foi acertada hoje (8), em reunião de 18 entidades da categoria. Para sindicalistas, é urgente barrar o ataque aos direitos trabalhistas programado pelo governo golpista.

Publicado: 08 Setembro, 2016 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Divulgação
Dirigentes metalúrgicos definiram ação conjuntaDirigentes metalúrgicos definiram ação conjunta
Dirigentes metalúrgicos definiram ação conjunta em reunião nesta quinta

Metalúrgicos de todo o Brasil vão realizar, em 29 de setembro, o Dia Nacional de Paralisação em defesa dos direitos dos trabalhadores e contra as reformas articuladas pelo governo golpista de Michel Temer, empresários e seus aliados no Congresso Nacional.

A decisão da mobilização conjunta foi tomada em reunião na manhã desta quinta-feira (8), em São Paulo, da qual participaram representantes de 18 entidades sindicais da categoria. Os cutistas foram representados pelos presidentes da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), Paulo Cayres, da Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT/SP, Luiz Carlos da Silva Dias, e do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques.

“Os trabalhadores não podem titubear, porque a ameaça contra seus direitos – inclusive o emprego formal – nunca foi tão real como agora, com a consolidação do golpe. Todos os dias há notícias avassaladoras contra os trabalhadores, desde a pressa em aprovar a terceirização sem limites e a flexibilização dos direitos trabalhistas, até a reforma da Previdência Social que vai atingir em cheio todos nós”, alertou Paulo Cayres, ao justificar a importância desse dia de luta conjunta da categoria metalúrgica.

Confira a nota oficial de convocação do Dia Nacional de Paralisação:

UNIDADE DE AÇÃO METALÚRGICA EM DEFESA DOS DIREITOS E DA APOSENTADORIA

29 DE SETEMBRO - PARALISAÇÃO NACIONAL DOS METALÚRGICOS - RUMO À GREVE GERAL

 
- -
 


Mais uma vez, empresários, banqueiros e governos querem jogar a crise da economia nas costas da classe trabalhadora. Quando a economia cresce, os lucros ficam com as grandes empresas e os bancos. Quando vem a crise, ela é jogada nas costas dos trabalhadores: é sobre nós que recaem o desemprego, a eliminação de direitos, o arrocho dos salários.

Chegou a hora de dizer Basta!

Não aceitaremos as mudanças na Previdência Social que vêm sendo anunciadas pelo governo federal, nem as mudanças propostas para as leis trabalhistas, fazendo prevalecer o negociado sobre o legislado, novos tipos de contrato de trabalho, a eliminação de direitos e outros. Precisamos de mais direitos e não menos.

O Brasil precisa acabar com a terceirização e não generalizá-la, como pretende o governo e o PLC 30/15. Queremos emprego decente, redução da jornada de trabalho sem redução salarial, para gerar mais empregos, manutenção da NR 12.

Chega de dinheiro para banqueiros! Queremos saúde, educação, moradia e transporte público de qualidade para os trabalhadores e a população. É preciso pôr um fim a esta política econômica que só atende os interesses dos bancos e grandes empresas.

O caminho para que prevaleçam os interesses da classe trabalhadora é a luta.

Entidades de metalúrgicos do país, reunidos nesta quinta-feira, 8 de setembro, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, convocam a categoria a lutar em todo o Brasil para barrar todos estes ataques. Já fizemos sacríficos demais. Agora chega. Cortar direitos não gera empregos.

Nunca conquistamos nada sem lutar. Não vai ser diferente agora. Afirmamos de forma categórica: Lutaremos contra qualquer governo que ataque os nossos direitos!

Os metalúrgicos darão um primeiro passo, com uma paralisação nacional no dia 29 de setembro. Conclamamos à unidade nesta luta todas as Centrais Sindicais, Confederações, Federações e Sindicatos de trabalhadores de todo o Brasil.

Vamos unir todos e todas rumo à Greve Geral para fazer ouvir a nossa voz e valer os nossos direitos.

- EM DEFESA DA APOSENTADORIA, CONTRA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL
- EM DEFESA DOS DIREITOS TRABALHISTAS
- CONTRA O DESEMPREGO E A TERCEIRIZAÇÃO
- SAÚDE, EDUCAÇÃO, MORADIA E TRANSPORTE DIGNO PARA TODOS
- CONTRA O DESMONTE DA JUSTIÇA DO TRABALHO
- PELA REDUÇÃO DA TAXA DE JUROS (SELIC)

Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos
Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região
Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá
Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano do Sul
Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região
Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí
Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos
Sindicato dos Metalúrgicos de Volta Redonda (RJ)
Sindicato dos Metalúrgicos de Santos
Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí (RS)
Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão (GO)
Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo
Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT/SP (FEM/CUT)
Federação Democrática dos Metalúrgicos de Minas Gerais/Conlutas
Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT)
Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM/Força Sindical)

São Paulo, 8 de setembro de 2016

(Fonte: Assessoria de Imprensa da CNM/CUT)
 

ABC