MENU

EADS anuncia comprador preferencial para a Airbus na Alemanha

Publicado: 03 Junho, 2008 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A European Aeronautics Defence and Space (EADS) anunciou ter escolhido um comprador preferencial para sua unidade em Laupheim, Alemanha. A fábrica é uma das seis plantas da subsidiária Airbus, que a empresa decidiu vender no início de 2007, como parte do programa de reestruturação Power8 da fabricante de aviões. O escolhido é o grupo alemão Diehl/Thales.

Segundo a EADS, começa agora a negociação entre os dois grupos sobre detalhes remanescentes para que a venda seja concretizada. A companhia afirma esperar que o resultado dessas conversas se traduza num acordo firme "o mais breve o possível".

A planta da EADS em Laupheim emprega 1100 pessoas, produzindo componentes de cabine e dutos de ar para todos os aviões produzidos pela Airbus. A venda da unidade inclui ainda os equipamentos para a produção de componentes de cabine do A350-XWB, novo projeto da Airbus que ainda não entrou em fase de produção.

Para a EADS, a venda da planta para a Diehl/Thales é mais um passo para reforçar a parceria entre as duas, uma vez que a empresa já é uma de suas fornecedoras mais importantes. Com a compra, a Diehl/Thales "vai dividir a carga de trabalho, os investimentos e os riscos com a Airbus e vamos dar a Laupheim a oportunidade de desenvolver novas oportunidades de negócio", diz a EADS em nota publicada em sua página eletrônica.

Depois de um ano de sérias dificuldades operacionais e financeiras em 2006, com seguidos adiamentos em seu projeto mais ambicioso - o do superjumbo A380 - a EADS adotou o Power8 para tentar resgatar a Airbus da crise. O programa, com custo estimado de 680 milhões de euros, envolvia o fechamento de três fábricas (ou sua venda), a venda de outras três unidades e a demissão de cerca de 10 mil funcionários. Tudo para garantir uma economia anual de 2,1 bilhões de euros até 2010, além de um aumento de 5 bilhões de euros no fluxo de caixa acumulado entre 2007 e 2010.

Fonte: Valor