MENU

Em seminário, rede sindical de trabalhadores na ArcelorMittal discute PLR

Publicado: 10 Novembro, 2016 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Divulgação
Trabalhadores realizaram encontro em Serra (ES)Trabalhadores realizaram encontro em Serra (ES)
Trabalhadores realizaram encontro em Serra (ES)

Em seminário organizado pela Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), a rede sindical de trabalhadores na ArcelorMittal discutiu a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) na multinacional. O encontro, que aconteceu nos dias 8 e 9 de novembro, foi realizado em Serra (ES).

Estiveram presentes na atividade representantes dos Sindicatos de Belo Horizonte e Contagem (MG), São Paulo, Juiz de Fora (MG), Piracicaba (SP), Espírito Santo, João Monlevade (MG), Vespasiano (MG), Timóteo (MG), e Feira de Santana (BA).

Ao falar sobre o tema do seminário, o secretário de Organização Sindical da CNM/CUT, Ubirajara Freitas, avaliou que, para discutir a PLR, também é preciso organizar o local de trabalho (OLT). “Para que a gente conquiste uma PLR justa é preciso organizar os trabalhadores nas fábricas. Muitas das dificuldades nas negociações de PLR é a falta de representação do Sindicato. Isso porque é a empresa que indica a comissão de negociação”, explicou. “A ideia é fortalecer a OLT para que o Sindicato tenha um representante nessa comissão de PLR”, completou.

Ainda de acordo com o secretário, a rede vai produzir uma cartilha sobre PLR para facilitar as negociações das comissões de trabalhadores.

Durante o seminário também foi apresentado o panorama da atual situação do segmento siderúrgico no Brasil e no mundo, além de indicadores e estudos referentes à proposta de PLR da Arcelor Mittal.  A apresentação foi feita pelo economista André Cardoso, técnico da Subseção do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) da CNM/CUT.

(Fonte: Assessoria de imprensa da CNM/CUT)