MENU

Embraer apresenta o maior avião produzido no Brasil

Publicado: 08 Março, 2017 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A Embraer apresentou nesta terça-feira (7), em São José dos Campos (SP), o E195-E2, a sua maior aeronave da segunda geração da família de e-jets de aviões comerciais. O voo inaugural está previsto para os próximos meses e o jato entrará em serviço no primeiro semestre de 2019.

"O E195-E2 tem potencial de mudar significativamente o perfil de frota das companhias aéreas em todo o mundo. Tendo custo por viagem 20% menor e custo por assento similar ao de aviões maiores, o E195-E2 torna-se o avião ideal tanto para crescimento de empresas regionais como complementação de frota de empresas de baixo custo e de linhas principais", diz, em nota, o presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial, John Slattery.

O E195-E2 tem três fileiras a mais de assentos quando comparado ao E195 da atual geração, podendo ser configurado com 120 lugares em duas classes de serviço, ou até 146 em classe única. Segundo a companhia, a aeronave também teve aumento significativo de alcance, de mais de 800 quilômetros (450 milhas náuticas), o que possibilitará viagens de até 4.500 quilômetros (2.450 milhas náuticas) de distância.

A aeronave possui uma asa desenvolvida especialmente para o modelo, com o maior alongamento entre jatos de corredor único, "aumentando a eficiência de consumo de combustível", segundo comunicado da companhia. Além de uma especificação mais equilibrada, a Embraer informa que usou toda a experiência de mais 17 milhões de horas voadas nos e-jets atuais, com uma frota de mais 1.300 unidades, para chegar a um projeto de otimização para o E2.

(Fonte: O Estado de S. Paulo)