MENU

Empresas Tomatec e Qualitech, após várias denúncias, estão na lista das piores empresas para trabalhar no Polo Industrial de Ma...

Sindicato dos Metalúrgicos no Amazonas avisa: não aceite calado, denuncie!

Publicado: 18 Agosto, 2020 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Suspensão de contrato de trabalho feito incorretamente, carga horária de trabalho irregular, não tem ambulância, não tem assistência médica para todos trabalhadores, não pagam a PLR (Participação nos Lucros e Resultados) corretamente, os trabalhadores não recebem banco de horas, não tem creche para os (as) filhos (as) dos (as) Trabalhadores (as), e assim é o dia a dia dos trabalhadores em pelo menos 14 empresas no cenário industrial amazonense.

As denúncias chegaram ao Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas sobre a empresa Tomatec, de que a alimentação está ruim, com “café: pão com margarina das piores”, o trabalhador não pode ir ao bebedouro tomar água, eles dão garrafas plásticas pequenas que o líder enche de hora em hora, não há ventilação e o ambiente fica muito quente para os trabalhadores, o piso salarial é de R$ 1.060,00, o horário de trabalho estabelecido é de segunda a sábado – das 7h00 às 15h05, o segundo turno – das 15h10 às 23h00, as câmeras de vigilância em todo lugar da fábrica até na entrada do banheiro e para ir ao banheiro é preciso pegar um crachá com a líder.

O horário do almoço apenas 45 minutos e não há área de lazer e nem área de descanso; não há convênio médico e nem PLR e se faltar é demitido, relatos das denúncias feitas por trabalhadores da empresa Tomatec ao Sindmetal-AM.

A empresa Qualitech entre inúmeras denúncias, a pior delas é que a maioria dos trabalhadores não tem a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) assinada, negando aos trabalhadores seus direitos e benefícios protegidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Veja a lista:

BMW

FLEXTRONICS

IFER

J. TOLEDO (SUZUKI)

LG

MIDEA (CLIMAZON)

PIONEER

POSITIVO

UNICOBA

ELCOA

P&G (ANTIGA GILETTE)

ELGIN

TOMATEC

QUALITECH

“Trabalhar nas piores empresas, é um desafio diário, mas você trabalhador pode mudar esse cenário, DENUNCIE! Não se acostume com a empresa tóxica! Trabalhador! Fique atento aos seus direitos e se não forem respeitados, DENUNCIE ao SINDMETAL-AM, o sindicato da categoria metalúrgica!”, alerta sindicato.

*matéria publicada no site do Sindicato