MENU

EUA: crescem dúvidas sobre capacidade da Delphi de sair da concordata

Publicado: 01 Setembro, 2008 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A gigante autopeças estadunidense Delphi pode ser liquidada de vez, com algumas plantas no país sendo obtidas pela GM, disse o The Wall Street Journal, citando pessoas envolvidas no processo de falência da companhia.

Mesmo que isso não ocorra, as obrigações financeiras da GM poderiam crescer em bilhões de dólares, disse o jornal. Entretanto, a matéria cita que uma fonte dentro da Delphi, que afirma não ter a intenção de liquidar a empresa. "Nós não colocamos este assunto em jogo", disse à publicação a porta-voz da Delphi Lindsey Willians.

"Se aquela essa fosse a nossa intenção, nós não estaríamos trabalhando tão fervorosamente como estamos. Nós temos feito de tudo para sair desta condição de concordata", afirmou Willians.

A empresa, que está na corte de proteção a falências desde outubro de 2005, esteve prestes a sair desta condição em abril desta ano, quando o fundo Appaloosa Management LP e outros investidores desistiram de um plano que teria provido algo em torno de US$ 2,5 bilhões para apoiar na reorganização da Delphi. Isso deixou a empresa sem muitas alternativas, atrasando o plano emergencial de proteção e aumentou o custo de reorganização na GM.

Quando a GM se desfez da Delphi em 1999, a empresa concordou em assumir os planos de saúde e previdência de milhares de trabalhadores na Delphi representados pelo sindicato United Auto Workers (UAW). Por conta disso, a GM teve encargos de US$ 2,8 bilhões no segundo trimestre de 2008.

Fonte: Reuters - com tradução de Valter Bittencourt