MENU

Exame de prevenção contra câncer de mama diminui e doença aumenta

Secretária de Mulheres da CNM/CUT alerta sobre importância da prevenção para salva vidas. “Não negligencie os cuidados, e nós metalúrgicos e metalúrgicas estamos unidos nessa luta que salva vidas

Publicado: 08 Outubro, 2021 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Divulgação
Outubro Rosa - Metalúrgicas da CNM/CUTOutubro Rosa - Metalúrgicas da CNM/CUT
Outubro Rosa - Metalúrgicas da CNM/CUT

O número de mamografias, exame de prevenção contra o Câncer de Mama, caiu drasticamente durante a pandemia. Um estudo recente, publicado pela Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), mostra que o exame foi feito 42% menos que o ano anterior, em 2020.

Além dos números baixos, o estudo também apontou que dentre as mulheres que já realizaram o exame, houve um aumento daquelas que apresentam nódulos palpáveis e que realizam a mamografia para fins diagnóstico. A doença é a que mais mata mulheres no país, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

E isso tem preocupa demais a secretária de Mulheres da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), Marli Melo, que alerta para as mulheres da categoria:

“Nossa luta se baseia no diagnóstico precoce do câncer de mama, a mamografia é um exame complementar, então não negligencie os cuidados, e nós metalúrgicos e metalúrgicas estamos unidos nessa luta que salva vidas".

Outubro Rosa

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.