MENU

Fábrica da Honda em Itirapina começa produção em dezembro

Publicado: 12 Fevereiro, 2015 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A fábrica da Honda em Itirapina, interior de São Paulo, já está 87% concluída. As obras da nova unidade fabril da marca japonesa já contam com 50% do maquinário necessário para produção instalado. O prédio da pintura foi o primeiro a ficar pronto.

Entre março e abril, a fábrica deve receber do Japão o restante do equipamento. Os testes começam em junho e se tudo der certo, a pré-produção já será realizada a partir de setembro. Por fim, o volume seriado e definitivo ocorrerá apenas em dezembro.

A segunda planta de produção de automóveis da Honda no Brasil fará o Novo Fit inicialmente, mas o principal modelo será o HR-V, que começa a ser montado a partir de março em Sumaré, região de Campinas, junto com Civic, Fit e City.

A capacidade em Sumaré deverá ser elevada ao máximo possível, pois serão quatro modelos dividindo a mesma linha de montagem. Com as restrições argentinas, parece que a Honda desistiu de uma operação de montagem do HR-V brasileiro naquele país, fazendo assim ajustes em sua unidade paulista.

Já em Itirapina, a capacidade instalada será de 120.000 carros por ano e com isso, a Honda dobrará a capacidade instalada no país para 240.000 exemplares/ano. Em Sumaré, a empresa consegue ir um pouco além, chegando a 140.000 se necessário.

Quando estiver pronta, a fábrica da Honda em Itirapina/SP terá consumido um investimento de R$ 1 bilhão, gerando 2 mil empregos diretos. A unidade será fundamental para abastecer o mercado com o HR-V, crossover compacto que chega entre março e abril, oferecendo motor 1.8 de até 140 cv e transmissão CVT. Os preços devem partir de R$ 70.000.

(Fonte: Auto Data)