MENU

Fábricas de Taubaté fazem contratações apesar dos reflexos da pandemia

Além de recontratações garantidas pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região, as novas vagas foram criadas por conta de novos produtos, em empresas que mantiveram atividades ou que estão em processo de retomada

Publicado: 27 Agosto, 2020 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Divulgação
Contratação em TaubatéContratação em Taubaté
Contratação em Taubaté

Os reflexos da pandemia tem provocado retração no mercado de trabalho. Mas há também fábricas de Taubaté que realizaram contratações neste período. As novas vagas foram criadas por conta de novos produtos, em empresas que mantiveram atividades ou que estão em processo de retomada.

A Gestamp, por exemplo, readmitiu 44 funcionários após realizar desligamentos em maio. Para o coordenador do Comitê Sindical de Empresa (CSE-Gestamp) e secretário de Administração e Finanças Adjunto do Sindmetau, Celso Ricardo dos Santos, o Celsinho, essa recontratação representa uma reação da empresa neste período. “Gestamp está produzindo bem, mesmo em tempos de pandemia.”

A recontratação dos trabalhadores dispensados faz parte de um acordo construído entre Sindmetau e Gestamp, aprovado pelos trabalhadores em maio. Na época, a empresa demitiu 164 funcionários após alegar queda na produção e redução das atividades nas montadoras, as principais compradoras de autopeças da fábrica.

Pelo acordo, os funcionários demitidos têm prioridade nas novas vagas de trabalho abertas pela Gestamp, que define a ordem das recontratações. Cabe ao Sindicato fiscalizar que as vagas sejam preenchidas prioritariamente por funcionários que foram desligados em maio. Esse processo de retomada depende também do cenário da Volkswagen, maior cliente da Gestamp em Taubaté (veja matéria sobre a VW na página 3).

LG, GE e Onesubsea

Na LG, cem novos funcionários temporários foram admitidos entre abril e julho. “Os três modelos de celular, lançados pela empresa, tiveram uma boa aceitação pelo consumidor”, explicou o Secretário-geral adjunto do Sindmetau, Tiago Miranda.

Com um cenário um pouco diferente, a GE também contratou. Desde março até agora, 43 novos trabalhadores foram efetivados. De acordo com o Vice-presidente do Sindmetau, Fabiano Uchoas, a empresa não chegou a suspender as atividades, porém implementou medidas protetivas para evitar a propagação do novo coronavírus.

Mesmo com a pandemia, a Onesubsea continua contratando. A admissão vem ocorrendo desde o segundo semestre do ano passado, em função de contratos assinados no exterior para a produção de equipamentos submarinos e serviços para projetos de desenvolvimento, entre eles um com a petrolífera Chevron.

O coordenador do Comitê Sindical de Empresa (CSE – Onesubsea), Rodrigo Mansur, o Rodrigão, explicou que, por conta de todo o setor administrativo estar trabalhando no sistema home office, “fica difícil saber o número de contratações.”

Segundo Rodrigão, a fábrica manteve a produção neste período de pandemia, mas seguindo rígidas medidas protetivas para resguardar a saúde e segurança dos trabalhadores.

*Matéria publicada no site do sindicato