MENU

Federação dos Metalúrgicos no RS lança Campanha Salarial em live

Centenas de trabalhadores de todas as regiões do estado acompanharam a atividade

Publicado: 24 Setembro, 2020 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: FTM-RS
Live Campanha SalarialLive Campanha Salarial
Live Campanha Salarial

A Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do RS (FTM-RS) e sindicatos filiados deram o pontapé inicial na campanha salarial 2020/2021 nesta terça-feira (22/09), através de uma live de lançamento da campanha na página da Federação no facebook. Durante uma hora, os dirigentes conversaram com metalúrgicos de todas as regiões do estado, preparando a base para as negociações.

Neste ano atípico, a negociação do reajuste salarial para a categoria acontecerá em novembro. Devido à pandemia do coronavírus, a FTM-RS optou por renovar as cláusulas sociais da Convenção Coletiva de Trabalho. Com isso, garantiu os direitos da categoria até abril de 2021 e por entender que em abril vivíamos um momento de inúmeras incertezas, jogou a negociação das cláusulas econômicas para novembro.

O presidente da FTM-RS, Lírio Segalla e o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre, João Batista Massena foram os participantes e lembraram que desde o começo da pandemia, as ações da Federação e suas entidades filiadas foram pautadas pelo tripé: proteção à saúde do trabalhador e seus familiares, manutenção do emprego e o garantir ao máximo possível da remuneração.

Agora é hora de cuidar dos salários

“Os trabalhadores colaboraram, é muito, com as empresas e os empresários. Já fizemos a nossa cota de sacrifício ao termos os salários e jornadas reduzidos ou os contratos suspensos. Agora retornamos a nossa campanha salarial para tratar de repor as perdas que tivemos durante esse período”, destacou Lírio.

O presidente da Federação também salientou que uma negociação é feita de reciprocidade e que tem muitas empresas que estão lucrando, apesar do cenário de pandemia. Um dos exemplos é o setor de máquinas agrícolas que não chegou a parar com as políticas de restrições de combate ao covid-19 e que se manteve com a produção em alta.

“Procuramos a patronal para antecipar o reajuste para agosto e eles não aceitaram. Porém, lembramos que em março tivemos um gesto de grandeza ao buscar negociar com este setor como fizemos nos outros. Só que o cenário das empresas de máquinas agrícolas era bem diferente da metalurgia, a safra da soja já está toda vendida. Eles nunca deixaram de produzir e de lucras e não tiveram a grandeza de negociar com a gente em agosto”, declarou Lírio.

Já Massena chamou atenção para os comentários dos trabalhadores e trabalhadoras que acompanhavam a live. “Muitos afirmam o que estamos falando, que há contratações e produção em alta. A maioria das empresas não estão mais em dificuldades e os trabalhadores tem consciência disso”.

Para ele, é justamente os trabalhadores que estão atravessando um período de dificuldades e precisam lidar com inúmeras incertezas. “Agora é hora de virar esse jogo e para isso precisamos organizar a nossa luta e mostrar a nossa força. Pois não é o sindicato que dá reajuste para alguém, são os próprios trabalhadores que conquistam. E essa live é apenas o começo dessa nossa organização”, reforça ele.

A mediação foi feita pelo secretário de Finanças, Milton Viário. O lançamento da campanha salarial foi transmitido pela página da FTM-RS no facebook e por diversos sindicatos filiados.

Assista à LIVE

*matéria publicada no site da Federação