MENU

Fiat-Chrysler é acusada de fraudar emissões nos Estados Unidos

Publicado: 13 Janeiro, 2017 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A FCA, Fiat Chrysler Automobiles, está novamente na mira das autoridades por suspeita de fraude no controle de emissões de seus veículos. Depois de ter sido questionada na Europa no ano passado, a companhia é acusada agora por autoridades dos Estados Unidos. A EPA, agência de proteção ambiental do país, aponta que 104 mil picapes RAM 1500 Eco Diesel vendidas desde 2014 podem estar equipadas com software ilegal que mascara o excedente de emissões do motor 3.0.

“Nós continuamos a investigar a natureza e impacto destes dispositivos. Todas as montadoras devem jogar com as mesmas regras. Nós vamos continuar a impedir que companhias obtenham vantagens competitivas ilegais”, destacou Cynthia Giles, da EPA. “Mais uma vez uma grande fabricante de veículos decide desrespeitar as regras e é pega”, complementou Mary Nichols, diretora da organização de proteção ambiental da Califórnia.

A FCA declarou estar desapontada com a postura da EPA de emitir uma notificação de violação imediatamente. “Pretendemos trabalhar com o próximo governo para apresentar este caso e resolver a questão de forma justa, garantindo que os motores a diesel cumpram todos os requisitos”, destacou a empresa em comunicado. Pela legislação dos Estados Unidos, os carros podem contar com sistemas auxiliares para o motor, ativados em circunstâncias específicas para impedir danos. Estes recursos, no entanto, precisam ser declarados às autoridades.

A acusação contra a FCA acontece na mesma semana em que a Volkswagen é condenada a arcar com multa adicional de US$ 4,3 bilhões nos Estados Unidos pelo dieselgate, a fraude no controle de emissões de carros a diesel da marca (leia aqui). A companhia já se comprometeu com o pagamento de outros US$ 14,7 bilhões no país.

(Fonte: Automotive Business)