MENU

Metalúrgico da CUT representa Brasil em fórum da OIT sobre crise na aviação civil

Publicado: 20 Fevereiro, 2013 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

 

Rogério representa a CNM/CUT no FórumRogério representa a CNM/CUT no Fórum
Rogério, no evento em Genebra, está representando os metalúrgicos da indústria brasileira de aviação 
 
Teve início nesta quarta-feira (20) o Fórum Mundial promovido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) para debater os efeitos da crise econômica global na indústria da aviação civil. O evento, que prossegue até sexta-feira (22), reúne em Genebra (Suiça) representantes de governos, trabalhadores e empresários de 12 países.

A Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT) – que foi convidada oficialmente pela OIT para o Fórum – está representada pelo metalúrgico Rogério Fernandes, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Rogério, trabalhador na Rolls-Royce, é também o presidente do Comitê Mundial de Trabalhadores dessa empresa.

Além dele, os trabalhadores brasileiros estão representados por Francisco Lemos, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Aeroportos. A delegação do país tem ainda um terceiro integrante: o diplomata André Misi, que representa o governo.

Neste primeiro dia de Fórum, foi feita uma apresentação sobre as diferentes crises envolvendo a aviação civil – desde o ataque ao World Trade Center, em Nova York, em 2001, à fumaça vulcânica que interrompeu voos em 2010, passando pelos processos de fusões de companhias aéreas, que acabaram em milhares de demissões todo o setor.

Rogério Fernandes abordará durante o Fórum a situação da indústria da aviação no Brasil e as medidas do governo brasileiro para sustentar a economia diante da crise internacional, que têm assegurado o emprego e o desenvolvimento.

Na tarde de ontem, o representante da CNM/CUT reuniu-se com delegações de trabalhadores dos outros 11 países participantes. Nessa reunião, seria formatada a posição dos trabalhadores sobre os temas do Fórum.

(Fonte: Solange do Espírito Santo – assessoria de imprensa da CNM/CUT)