MENU

Governo estuda aumentar imposto de importação do aço

Publicado: 18 Novembro, 2015 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

O ministro Joaquim Levy (Fazenda) confirmou nesta quarta-feira (18) que o governo estuda medidas para proteger a indústria brasileira de aço.

A formulação de propostas para o setor foi determinada pela presidenta Dilma Rousseff aos ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e da Fazenda. Uma das medidas seria o aumento da alíquota de importação. De acordo com fontes do governo, as alíquotas de importação de alguns produtos siderúrgicos podem subir de 8% a 14% para entre 15% e 20%.

O aumento do imposto de importação sobre esses produtos, segundo o ministro, é uma das possibilidades, mas o governo quer apresentar alternativas a essa medida.

"É uma possibilidade [subir alíquota de importação]. É a coisa mais óbvia, mas não necessariamente é a melhor ou a mais permanente", afirmou.

"Estamos fazendo os estudos, já falamos com a presidente, vamos propor no âmbito do MDIC [Ministério do Desenvolvimento] e vamos ver o que é compatível, também olhando a produtividade do Brasil".

Segundo Levy, há hoje um excesso de oferta de aço no mundo e vários países têm tomado medidas para proteger as indústrias do setor.

O ministro afirmou que qualquer medida vai levar em consideração a possibilidade de aumento de preços no mercado interno. "Estamos estudando medidas que sejam compatíveis com os investimentos que foram feitos na indústria do aço, mas que também não onerem indevidamente outros setores", afirmou.

"Não é fácil. Você tem de criar uma política que defenda os interessa nacionais, tanto do consumidor como dos produtores", disse ainda.

(Fonte: Folha de S. Paulo)