MENU

Grito dos Excluídos chega a 26ª edição no próximo dia 7

O diretor executivo dos Metalúrgicos do ABC, Carlos Caramelo, destacou a importância da solidariedade e da unidade em defesa de uma sociedade mais justa e igualitária

Publicado: 04 Setembro, 2020 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Divulgação
Grito dos Excluídos Grito dos Excluídos
Grito dos Excluídos 

No dia 7 de setembro, será realizado o 26º Grito dos Excluídos “Vida em Primeiro Lugar - Basta de miséria, preconceito e repressão! Queremos trabalho, terra, teto e participação!”.

Na pauta estão a luta por conquistas e pela garantia dos direitos já conquistados e a discussão sobre as estruturas opressoras e excludentes da sociedade, que aumentam a miséria e a desigualdade social. Em plena pandemia, o grito é também pelo direito à saúde pública de qualidade e pela valorização do SUS (Sistema Único de Saúde).

O diretor executivo dos Metalúrgicos do ABC, Carlos Caramelo, destacou a importância da solidariedade e da unidade.

“O Grito dos Excluídos é de todos e todas que lutam por uma sociedade mais justa e igualitária, na defesa de políticas públicas de proteção social e da dignidade das pessoas, com emprego, moradia e inclusão. A união dos trabalhadores, movimentos sociais e populares reforça a nossa luta por uma sociedade cidadã, que olha para as pessoas do país”, afirmou.

Crédito: Adonis Guerra
Grito dos Excluídos Grito dos Excluídos
Grito dos Excluídos 

A coordenação do Grito informou que haverá mobilizações de ruas, com os cuidados necessários, mas também rodas de conversas e atos pelos meios digitais. Também indica a colocação de panos pretos e cartazes nas portas e janelas no dia 7 de setembro. Confira mais no site gritodosexcluidos.com.

A proposta do Grito surgiu em 1994 no Brasil, sendo a primeira edição realizada em 1995 com o objetivo de aprofundar o tema da Campanha da Fraternidade e responder aos desafios na 2ª Semana Social Brasileira, da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Em 1999, o Grito estendeu-se para as Américas.

*matéria publicada no site do sindicato