MENU

Grupo holandês ainda não escolheu presidente

Publicado: 28 Maio, 2009 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A Philips já está há sete meses sem um presidente oficial no Brasil e na América Latina. O comando dos negócios está a cargo, desde novembro do ano passado, do holandês Robert van de Riet, que antes ocupava a vice-presidência da multinacional para "consumer lifestyle", divisão dedicada a produtos de consumo e estilo de vida. Robert van Riet, porém, assumiu interinamente a tarefa.

A assessoria de imprensa da empresa informa que o processo de seleção do novo presidente executivo "está em andamento", mas não estabelece um prazo para a decisão.

Antes de van Riet, a presidência do grupo na América Latina estava, desde 2007, a cargo de Paulo Zottolo. O executivo , conhecido por seu foco em marketing e no fortalecimento de marcas, possui um estilo mais agressivo e às vezes polêmico de gestão.

De acordo com consultores, a demora na escolha de um sucessor costuma causar estresse nos funcionários e pode ser prejudicial às companhias. Na Philips, a expectativa em torno da definição do próximo presidente é visível entre os executivos.

Recentemente, a vice-presidente de recursos humanos para a América Latina, Célia Silverio, desligou-se da empresa. A assessoria não informou quem ocupará o seu lugar.

A divisão de iluminação da companhia também passou por mudanças. Quem assumiu a vice-presidência para a América Latina, em fevereiro, foi Fernando Stinchi, que veio da divisão de eletrônicos de consumo. Não houve alterações, porém, no comando das áreas de eletrônicos de consumo e saúde.

Fonte: Valor