MENU

Grupo Vallourec assina Acordo Marco Internacional

Publicado: 05 Maio, 2008 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A Vallourec, líder do mercado mundial de tubos de aço sem costura, assinou em 9 de abril um "Acordo sobre os princípios de responsabilidade", com o Comitê de Empresa europeu da Vallourec e com a FITIM.

No acordo se declara:

Aonde quer que esteja radicado o Grupo, a Vallourec aplica as convenções internacionais e as Leis nacionais, além de respeitar as culturas nacionais e os costumes locais.

Em sua posição de companhia de nível internacional, a Vallourec defende, em particular, o respeito dos direitos humanos e os princípios fundamentais universais que protegem a dignidade, o respeito e a liberdade dos empregados.

Em um anexo do acordo se especificam as principais convenções da Organização Internacional do Trabalho que o acordo abrange. As convenções inclusas cobrem esferas como o direito de liberdade sindical e negociação coletiva, a exclusão do trabalho forçado, a mão-de-obra infantil, o direito à igualdade de remuneração e a não discriminação.

No acordo também se declara que a Vallourec pede que seus fornecedores e terceirizados observem estes direitos fundamentais e incorporem estes critérios em suas avaliações".

Para vigiar o cumprimento do acordo, sem convém em que a Direção Geral informará anualmente o Comitê de Empresa europeu sobre as queixas recebidas durante o ano e as medidas adotadas para cada caso.

O Grupo Vallourec constrói tubos aos setores do petróleo e gás, geração de energia, engenharia mecânica, petroquímica e automotiva. A Vallourec emprega em sua sede central na França 18 mil pessoas e tem plantas na Ásia, Europa, América do Norte e América Latina.

No site da FITIM pode-se encontrar  o acordo em alemão, francês e inglês.
 
Confira aqui o Acordo em Inglês.

Fonte: FITIM com tradução de Valter Bittencourt - Imprensa CNM/CUT