MENU

Há 62 anos o Sindmetau fortalece a luta do trabalhador metalúrgico

“O sindicato é o trabalhador. Mais do que fortalecer a união dos metalúrgicos e lutar por direitos, o sindicato é o caminho para a democracia”, disse Claudião

Publicado: 19 Agosto, 2021 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Divulgação
SindmetauSindmetau
Sindmetau

No dia 18 de agosto de 1959, o Sindmetau (Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região) era reconhecido como legítimo representante da categoria no município por meio da carta sindical, assinada pelo Ministério do Trabalho. Prestes a completar 62 anos, o Sindmetau segue em defesa do trabalhador.

Para o presidente da entidade, Cláudio Batista, o Claudião, a história de mais de seis décadas, marcada por lutas e conquistas, deve inspirar outros sindicatos. “Mesmo com todos os ataques contra o movimento sindical no Brasil, sabemos da importância que um sindicato tem na vida do trabalhador e para uma sociedade.”

A realização de congressos para manter a unidade da categoria é tradição no Sindmetau

Na história mais recente do Sindmetau, o destaque é a luta pelos empregos na Ford e na LG, que encerraram a produção em Taubaté neste ano. “A mobilização dos trabalhadores foi orientada pelo Sindicato. E acordos que só foram possíveis com a atuação dos dirigentes sindicais”, afirmou o presidente do Sindmetau.

Com a impossibilidade de um evento presencial para marcar o aniversário do Sindmetau, em decorrência da pandemia, Claudião lembrou que o mais importante é que a data seja um momento de reflexão para cada trabalhador.

“Que neste 18 de agosto, os metalúrgicos de Taubaté e região reflitam sobre o atual momento que vivemos e se lembrem que o sindicato é a casa do trabalhador. O sindicato é o trabalhador. Mais do que fortalecer a união dos metalúrgicos e lutar por direitos, o sindicato é o caminho para a democracia”, disse Claudião

Exemplo

O presidente da Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM-CUT), Luiz Carlos da Silva Dias, o Luizão, disse que o Sindmetau é um modelo em tempos de retirada de direitos e, principalmente, pelas ações arquitetadas para acabar com os sindicatos.

“É uma entidade que sempre atuou e vai continuar atuando em defesa dos trabalhadores, pois tem uma direção séria. A trajetória do Sindmetau é um exemplo neste atual momento, porque apesar da situação extremamente difícil consegue melhorar a vida dos metalúrgicos e se transforma em um ator social importantíssimo não só em Taubaté, mas na região”, declarou Luizão.

Uma das mobilizações mais marcantes do Sindmetau, segundo Luizão, foi pelo emprego na Volkswagen (VW), em 2006. ”Foi uma campanha forte que uniu os trabalhadores e sensibilizou toda a população de Taubaté, principalmente pelo impacto da imagem do garotinho chorando.”

O coordenador da CUT Vale do Paraíba, José Carlos de Souza, reafirmou a importância do Sindmetau nesses 62 anos de existência. “É uma entidade que tem uma história brilhante na luta por empregos e por justiça social, sempre em defesa da classe trabalhadora.”

*Matéria publicada no site do Sindmetau