SEX, 14 de mai / 2021

Imprensa não dá destaque para Lula quando aborda pesquisa sobre eleição em 2022

Datafolha traz Lula com liderança de 41% num primeiro turno e de 55% num segundo turno contra Bolsonaro, que tem a maior rejeição: 54%

Crédito: Divulgação 1º de maio
Lula no 1º de maio
Lula no 1º de maio

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estaria em situação melhor do que a de Jair Bolsonaro em diversos cenários simulados sobre preferência do eleitorado para as eleições presidenciais de 2022, só que a imprensa não deu destaque para o resultado favorável ao ex-presidente petista, afirmou o presidente da CNM/CUT, Paulo Cayres, o Paulão. 

Em pesquisa divulgada nesta quarta-feira (12) pelo Datafolha, Lula lidera as intenções de voto com 41%, se o primeiro turno da eleição fosse hoje, bem à frente de Bolsonaro, com 23%. Num eventual segundo turno, Lula teria 55% contra 32% de Bolsonaro. Na pesquisa espontânea – em que o entrevistado aponta em quem votaria sem ser apresentado a algum nome – Lula também lidera. Tem 21%, ante 17% que dizem preferir Bolsonaro. O atual presidente da República só lidera no quesito rejeição: 54% não votariam em Bolsonaro de jeito nenhum, enquanto a taxa de Lula é de 36%.

“A imprensa só deu destaque para a queda de Bolsonaro e vem escondendo que Lula é o único candidato que o derrota, mesmo na situação que o país está passando com este genocida no poder. Eleger Lula e candidatos parlamentares progressistas para 2022 é um dever nosso. Quem luta por um país mais justo não tem outra opção e a pesquisa aponta isso”, destacou Paulão.

A pesquisa foi realizada com 2.071 pessoas em 146 municípios, com margem de erro de dois pontos percentuais, nos dias 11 e 12 de maio. O Datafolha, portanto, sai dois meses depois de o ex-presidente Lula reconquistar na Justiça seus direitos políticos. Lula tornou-se novamente elegível depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) julgar o ex-juiz Sergio Moro incompetente e suspeito para sentenciá-lo.

Moro (sem partido), aliás, aparece em terceiro na pesquisa, com 7% das intenções de voto em primeiro turno, segundo o instituto. Em seguida vêm Ciro Gomes (PDT), com 6%, e Luciano Huck (sem partido), com 4%. O governador de São Paulo, Joao Doria (PSDB), aparece com 3%, e Luiz Henrique Mandetta (DEM) e João Amoêdo (Novo), com 2%.

O levantamento mostra ainda, na prática, crescimento consistente do antibolsonarismo, enquanto o antipetismo arrefece. Isso porque, num eventual segundo turno contra Bolsonaro, o Datafolha aponta que Lula receberia a maioria dos votos dados a Doria, a Ciro e a Huck – todos habituais críticos do petista.

Já o presidente Jair Bolsonaro teria o apoio da maioria dos eleitores de Sergio Moro. Bolsonaro chegou a reconhecer que só venceu a eleição graças ao trabalho do ex-juiz, que foi responsável por tira Lula da eleição de 2018. Mas ele e Moro romperam em 2019, a pretexto de uma disputa pelo controle da Polícia Federal.

*Redação CNM/CUT e matéria original publicada no site da CUT

 

Com a Palavra

TER, 16 de fev / 2021

Por que é necessário nacionalizar a Ford e criar uma montadora brasileira?

Escrito pelo diretor executivo do Sindicato e presidente do Industriall-Brasil, Aroaldo Oliveira da Silva, e pelo presidente da Central de Cooperativas Unisol Brasil e diretor da Unicopas, Leonardo Pinho

Entidades e Empresas

Entidades

Notícias sobre entidades filiadas e parceiras da CNM/CUT:

Empresas

Informações sobre as empresas em que a CNM/CUT constrói uma organização nacional dos trabalhadores:

CNM/CUT por e-mail

Receba informações da CNM/CUT diretamente em seu e-mail:

Enviando...
Email cadastrado com sucesso!

Redes e blogs

Cálculos

Calcule reajustes salariais e o tempo que falta para sua aposentadoria:

Publicações

383 - ASSEMBLEIA GERAL VIRTUAL APROVA PROPOSTA DE REAJUSTE | Cláusulas Sociais estão renovadas até 2022

383 - ASSEMBLEIA GERAL VIRTUAL APROVA PROPOSTA DE REAJUSTE | Cláusulas Sociais estão renovadas até 2022 - Edição Nº SET/2020
25 de set / 2020

CNM/CUT - Confederação Nacional dos Metalúrgicos
Av. Antártico, 480 - Jardim do Mar - CEP: 09726-150 - São Bernardo do Campo - SP (55) 11 4122-7700 cnmcut@cnmcut.org.br
Av. Antártico, 480 - Jardim do Mar - CEP: 09726-150 - São Bernardo do Campo - SP

Saiba como chegar a CNM/CUT


(55) 11 4122-7700