MENU

Jovens latino-americanos continuam treinamento online mesmo durante pandemia

90 jovens de sindicatos filiados ao IndustriALL Global Union na Argentina, Brasil, Colômbia, México e Nicarágua continuam o projeto de empoderamento sindical com a DGB Bildugswerk online

Publicado: 29 Outubro, 2020 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Industriall
Juventude no mundoJuventude no mundo
Juventude no mundo

O projeto para jovens IndustriALL e DGB Bildugswerk começou em 2018 e termina em dezembro de 2020. Durante os primeiros dois anos do ciclo, foram realizadas atividades de formação presencial nos cinco países participantes. Devido ao atual contexto de crise de saúde, a modalidade das atividades mais recentes é realizada online.

Em 26 de setembro, foi realizada a primeira reunião de zoom de duas horas. O objetivo do encontro foi indagar sobre os interesses dos jovens de forma a convocá-los para atividades e espaços onde realmente desejam estar. No caso dos jovens da Argentina e do Brasil, eles afirmaram que têm interesse em ter um lugar de lazer, um trabalho decente e uma oportunidade de trabalho após a pandemia.

Por sua vez, os participantes discutiram a realidade pela qual estão passando e explicaram que fazer parte de um sindicato era essencial para a manutenção do emprego e do padrão de vida. Eles também mencionaram que este novo contexto global lhes causa um sentimento de incerteza e mal-estar. No entanto, garantiram que esse tipo de evento os ajuda a repensar e vislumbrar possíveis soluções para uma crise que parece iminente na América Latina.

Por outro lado, o tema abordado na atividade de 10 de outubro foi: "Redes sociais ou armadilhas na América Latina?" O objetivo foi indagar sobre a utilização que os jovens dão às redes sociais, sobre a lógica de cada rede social e como modificam a forma como se relacionam.

O grupo da Argentina destacou que, embora as redes sociais sejam um lugar de comunicação e informação, também constituem um espaço de divulgação da violência e da desinformação prevalecentes. Enquanto isso, o grupo do Brasil mencionou que é um espaço onde prevalece uma realidade que muitas vezes não é a que vivem na base.

Da mesma forma, os jovens mexicanos destacaram que por trás das redes sociais existe uma pressão por uma vida que não é necessariamente a mais desejada. Também mencionaram que as redes sociais buscam conectá-los, mas às vezes sentem que os desconectam das pessoas que estão mais próximas a eles.

A plenária destacou a importância de se manter conectado com os sindicatos de base, entendendo que a agenda da mídia não costuma ser a agenda dos sindicatos, ou das maiorias.

Portanto, apontaram a necessidade de não cair na superinformação, a importância da formação e a compreensão de que é preciso entender a lógica das redes sociais, pois esta será uma ferramenta fundamental para poder se envolver nela em tantos assuntos comunicantes com interesses específicos. .

Por fim, a coordenadora regional do projeto de juventude e consultora regional do IndustriALL, Julieta Avalos Abusharekh, disse:

“Em um novo contexto, uma pandemia global, os jovens estão passando por situações pessoais e de trabalho complexas, são pessimistas e egocêntricos. Por isso, consideramos necessário continuar com este tipo de encontro, que favorece o diálogo e estimula a formação e a união regional para a construção de sindicatos mais fortes e maior unidade de classe ”.

*matéria publicada no site da Industriall