MENU

Líder sindical cambojano reintegrado e Industriall participou do processo

Em uma primeira vitória em julho, o sindicato conseguiu que Youli reintegrasse 11 trabalhadoras grávidas e um líder sindical local

Publicado: 24 Setembro, 2020 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Industriall
Líder sindical cambojano reintegrado e Industriall participou do processoLíder sindical cambojano reintegrado e Industriall participou do processo
Líder sindical cambojano reintegrado e Industriall participou do processo

O Sindicato Coletivo de Movimento de Trabalhadores (CUMW) obteve mais uma vitória em sua luta pela reintegração das 724 trabalhadoras do setor de vestuário que foram demitidas na Youli International em junho

CUMW mobilizou trabalhadores e protestou na zona econômica especial de Shandong Sunshell (Svay Rieng) em 14 de agosto. O departamento provincial do trabalho então convocou uma reunião de mediação entre a direção de Youli e o sindicato, e os dois trabalhadores foram reintegrados em 21 de setembro.

Há incessantes campanhas internacionais e nacionais pela reintegração dos 724 trabalhadores do setor de confecções demitidos em junho. Em uma primeira vitória em julho, o sindicato conseguiu que Youli reintegrasse 11 trabalhadoras grávidas e um líder sindical local.

O secretário-geral da IndustriALL, Valter Sanches, escreveu à empresa, instando-os a reintegrar todos os 724 trabalhadores e a parar de contratar novos trabalhadores após as rescisões em massa.

Pav Sina, presidente da CUMW, diz:

“A solidariedade internacional tem sido importante para a reintegração de nossos membros e líderes sindicais locais em Youli. A empresa prometeu continuar as negociações para os 712 trabalhadores restantes, e vamos monitorar de perto. Continuaremos a lutar pelos direitos dos trabalhadores junto com o IndustriALL. ”

Em 4 de setembro, o IndustriALL convocou um dia global de ação para acabar com a luta sindical na indústria de vestuário. A resposta foi ótima, e muitas pessoas optaram por apelar a Youli especificamente para parar a luta sindical.

Durante o verão, a afiliada japonesa da IndustriALL UA Zensen se reuniu com as marcas japonesas que produzem em Youli, pedindo-lhes que usassem sua vantagem.  

Christina Hajagos-Clausen, diretora têxtil da IndustriALL, diz:

“Esta é uma importante vitória sindical e parabenizamos a CUMW pelo sucesso. E agradecemos à UA Zensen por se envolver com as marcas japonesas para resolver essa disputa industrial. ”

*matéria publicada no site da Industriall