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Lucro líquido da Renault cresce 83% no 1º semestre

Publicado: 30 Julho, 2015 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

No encerramento do primeiro semestre o Grupo Renault apurou lucro líquido de € 1,46 bilhão, aumento expressivo de 83% sobre os ganhos dos mesmos seis primeiros meses do ano passado, quando a companhia reportou € 801 milhões, segundo balanço financeiro divulgado na quinta-feira, 30. Com emplacamentos em alta de 0,8%, para 1,38 milhão de unidades, o faturamento chegou a € 22,1 bilhões, alta de 12% na mesma base de comparação, com margem operacional de 4,8%, 1,1 ponto porcentual acima do índice registrado há um ano.

Considerando apenas a divisão automotiva, o grupo faturou pouco mais de € 21 bilhões, incremento de 12,4%, graças ao crescimento do volume de vendas. O relatório destaca que houve impacto positivo da queda do euro frente a um conjunto de outras moedas, como o won coreano e a libra esterlina. Este efeito contribuiu positivamente, em especial nas altas de preços ocorridas no fim de 2014 em países emergentes para compensar a queda das moedas, principalmente no Brasil e na Rússia.

“Em um contexto de recuperação mais forte que o previsto do mercado europeu, e apesar de um ambiente muito mais deteriorado de nossos principais mercados emergentes, os resultados do primeiro semestre do Grupo Renault mostram um novo avanço em relação aos objetivos do plano ‘Drive the Change’. O sucesso da renovação e ampliação da gama, a dinâmica europeia e o rigor da gestão permitem que o grupo esteja favoravelmente preparado para o alcance de seus objetivos de crescimento do faturamento e margem operacional”, declarou Carlos Ghosn, presidente da Renault.

A margem operacional da divisão automobilística ficou 89% acima da registrada no primeiro semestre do ano passado, para € 656 milhões de euros, atingindo 3,1% do faturamento. Este desempenho se deve ao crescimento da atividade e redução dos custos. Segundo a empresa, o impacto das moedas é favorável neste semestre, entretanto, o efeito mix/preço/enriquecimento ficou negativo.

Do total ganho pelo grupo nos seis primeiros meses de 2015, a Nissan contribuiu com € 979 milhões, crescimento de 24% frente ao resultado obtido no primeiro semestre de 2014. Já a AvtoVaz aumentou seu prejuízo, de € 55 milhões para € 70 milhões em um ano. Com isso, a contribuição dessas marcas no faturamento ficou em € 912 milhões, 25,7% a mais do que no ano passado, graças ao crescimento expressivo da Nissan.

Para 2015, o Grupo Renault projeta crescimento de 1% das vendas globais totais de veículos, apesar da grande desaceleração dos mercados emergentes, enquanto o mercado europeu deve ter avanço de pelo menos 5%. Neste contexto, o grupo elenca como objetivos para 2015 aumentar emplacamentos e faturamento (considerando taxas de câmbio constantes), manter a melhoria da margem operacional e da divisão automobilística e gerar um fluxo de caixa livre operacional positivo da divisão.

(Fonte: Automotive Business)