MENU

Lula vence eleição no primeiro e no segundo turnos, revela pesquisa Vox Populi

O ex-presidente Lula seria eleito nos 1º e 2º turnos caso as eleições presidenciais fossem realizadas hoje. Lula tem 43% contra 41% de todos os demais candidatos somados

Publicado: 21 Maio, 2021 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Ricardo Stuckert
Lula no braço do povoLula no braço do povo
Lula no braço do povo

Pesquisa presencial realizada pelo Instituto Vox Populi, divulgada nesta sexta-feira (21), revela que o ex-presidente Lula (PT) venceria Jair Bolsonaro (ex-PSL)  já no primeiro turno caso as eleições presidenciais fossem realizadas hoje. 

De acordo com o levantamento, Lula tem 43% das intenções de voto contra 24% de Bolsonaro e 41% de todos os demais candidatos somados. Num eventual segundo turno, Lula aparece com 55% a 28% de Bolsonaro.

Os percentuais de intenção de voto em Lula acompanham a avaliação positiva que os brasileiros fazem do ex-presidente. Para 46% dos entrevistados, Lula foi o melhor presidente que o país já teve.

Já Bolsonaro é o pior presidente que o Brasil já teve para 46% dos entrevistados.

No total, 72% dos entrevistados responderam que estão insatisfeitos com relação ao Brasil atualmente.

Pesquisa estimulada

Na pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, Lula teria 43% dos votos válidos contra 24% de Bolsonaro.

Mais distantes aparecem Ciro Gomes (PDT), com 8%, e o apresentador Luciano Huck, com 5%. O governador de São Paulo, João Doria (PSDB) e João Amoedo (Novo) têm apenas 2% das intenções de voto. Votos brancos e nulos somam 14%.

Pesquisa espontânea

Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados para os entrevistados, Lula tem 33% e  Bolsonaro, 19%. Ciro tem 2% e os demais têm 1%.

Em um eventual segundo turno, caso a disputa fosse contra Ciro Gomes, o ex-presidente venceria com 52% contra 19% do pedetista. Lula também venceria o tucano João Doria com 56% contra 14%.

72% dos nordestinos preferem Lula

O levantamento apontou, ainda, que Lula possui a preferência de 72% do eleitorado nordestino – contra 21% de Jair Bolsonaro.

Mais pobres querem Lula

Outros destaques de Lula na pesquisa: ele lidera no segmento que ganha até dois salários mínimos com 52% e tem entre os eleitores pretos e pardos 51% e 48%, respectivamente. 

Metodologia da pesquisa

O Vox Populi ouviu 2 mil eleitores em 119 municípios de todo o Brasil.

A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%. 

Confira no Brasil247 a íntegra da pesquisa.

*Matéria publicada no site da CUT