MENU

#LulaDay: ex-presidente completa 75 anos e celebrações no mundo todo marcam o aniversário

Lula faz aniversário em 27 de outubro e, além das atividades pelo Brasil e pelo mundo, festa vai contar com live e muitas participações especiais

Publicado: 27 Outubro, 2020 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Divulgação
Lula DayLula Day
Lula Day

Há dias, atos e mobilizações em cidades do Brasil e do mundo anunciam as comemorações pelo aniversário do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A data especial chegou. Nesta terça-feira (27) Lula completa 75 anos em meio a festividades pelo #LulaDay. Em especial, uma live promovida pelo Instituto Lula que será transmitida às 18h30 por mais de 70 páginas da internet, como Comitê Lula Livre, PT, Rede TVT e também pelo facebook da RBA.

Assim como muitos aniversariantes de todo o mundo, em tempos de pandemia pela covid-19 a comemoração dos 75 anos de Lula será online. “Diante da responsabilidade com o isolamento social em função do coronavírus, a comemoração será pela internet (…) com depoimentos de amigos, familiares, artistas e uma entrevista especial com o aniversariante”, afirmam os organizadores.

A festa virtual vai contar com a participação de personalidades que viveram momentos importantes com Lula. Lideranças políticas como a ex-presidenta Dilma Rousseff e o ex-ministro e ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad. Os jornalistas Fernando Morais e Ricardo Kotscho; a advogada Valeska Zanin; os cantores e amigos Chico Buarque e Odair José, além de muitos outros.

Atividades prévias

As festividades pelo #LulaDay estão acontecendo desde sábado (24). A primeira comemoração foi na Catalunha, região da Espanha, com manifestações da militância local. Também foram realizadas ações em Florianópolis e em São Paulo, com projeções cobrando por justiça para Lula, em especial pedindo anulação dos processos contra o ex-presidente, com fraca base jurídica.

No domingo foi a vez de Ravenna, na Itália, receber um encontro com políticos e ativistas locais justamente em um debate sobre lawfare, perseguições judiciais e ataques a democracias. Na China também foi realizado um encontro virtual para celebrar as relações culturais entre os países, além de ressaltar a importância de Lula no fortalecimento desses vínculos.

Leia mais no site da RBA