MENU

Mahle faz acordo com Cade e mantém ativos da Dana

Publicado: 22 Março, 2007 - 08h00

Escrito por: CNM CUT

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) do Ministério da Justiça fechou, ontem, um acordo com a Mahle para suspender os efeitos da compra da Engine Products Group - divisão de motores da Dana Corporation.

O negócio rendeu 88% do mercado de pistões - componentes usados na indústria automotiva - à Mahle e o órgão antitruste achou prudente congelar a fusão. A Mahle possuía 82% antes da aquisição da Engine.

A decisão foi tomada depois que a KS Pistões - concorrente da Mahle - se opôs ao negócio. Em 11 de janeiro, a KS disse ao Cade que a fusão iria beneficiar a Mahle na fabricação de produtos complementares: pistões e anéis de pistões utilizados na fabricação de motores. Segundo a KS, restariam em disputa no mercado apenas os pistões para uso nos motores de carros de luxo, como os das marcas BMW, Audi e Mercedes-Benz, além de algumas marcas asiáticas, como Hyundai. Em 13 de fevereiro, a KS pediu ao órgão antitruste a suspensão da fusão.

O conselheiro-relator do processo, Luís Fernando Rigato Vasconcellos, afirmou que a análise sobre a fusão feita pelas secretarias de Direito e de Acompanhamento Econômico dos ministérios da Justiça e da Fazenda mostrou que a Mahle se tornará a única produtora de anéis de pistões no mercado nacional de peças originais, o que lhe permitirá, no futuro, obter lucros de monopólio na cadeia produtiva de motores.

A Dana vendeu a divisão de pistões por determinação da Justiça de Nova York, onde tramita processo de falência contra a empresa. A Dana entrou em falência após fazer sucessivas aquisições em vários mercados. O Juízo de Falências de Nova York propôs a venda da Engine Products em março de 2006 e a Mahle adquiriu os ativos da companhia em todo o mundo, inclusive no Brasil, onde a Dana possui uma fábrica em Gravataí (RS).

Pelo acordo assinado com o Cade, a Mahle se compromete a manter todos os ativos da fábrica da Dana, em Gravataí. A empresa não poderá fechar a fábrica e, se transferir equipamentos de Gravataí para unidades da Mahle, deverá informar o órgão antitruste.

O objetivo do acordo foi garantir que, caso o Cade conclua que a fusão é prejudicial à concorrência, seja possível vender a fábrica da Dana no futuro. Para tanto, também ficou estipulado que a Mahle deverá manter as condições de fornecimento de anéis de pistões da Dana. Caso descumpra o acordo, a Mahle está sujeita a multa diária de R$ 5 mil. O acordo foi aprovado por unanimidade pelo Cade.

Fonte: Valor