MENU

Mapa mostra distribuição das novas fábricas de automóveis no Brasil

Publicado: 12 Agosto, 2013 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

O Brasil continua ainda sem ter uma autêntica marca de automóveis nacional. É uma triste exclusividade entre os maiores produtores de veículos do mundo, afinal, mercados menos experientes como a China e a Índia têm vários fabricantes locais enquanto nosso país vê as poucas iniciativas naufragarem.

Se por um lado isso é uma má notícia, ao menos a quantidade de fábricas instaladas em nosso território só aumenta, sobretudo após o anúncio do programa Inovar-Auto que, de certa forma, obrigou qualquer empresa estrangeira a investir numa linha de montagem local para ter condições de competir.

O resultado disso está no mapa abaixo. Nada menos que nove fábricas estão sendo inauguradas nos próximos anos, duas delas inclusive, já estão operando e abriram essa nova onda de investimentos, a da Toyota, em Sorocaba, e a da Hyundai, em Piracicaba.

Embora o estado de São Paulo ainda concentre grande parte dessas fábricas, já há sinas de descentralização. Dois estados, por exemplo, estrearão no mapa. A BMW escolheu a pequena Araquari, no norte de Santa Catarina, para sediar sua primeira unidade na América do Sul. Já a Fiat optou por construir um grande centro produtor de veículos em Goiana, outro município até então desconhecido, nas proximidades de Recife, em Pernambuco.

Crédito: Divulgação
Levantamento foi feito pelo portal iGLevantamento foi feito pelo portal iG
Levantamento foi feito pelo portal iG

Novos ABCs
Outras regiões do País estão aproveitando para reforçar o parque industrial voltado a produzir veículos. É o caso da cidade de Resende, no Rio de Janeiro. A cidade terá a primeira fábrica exclusiva da Nissan no Brasil a partir de 2014 – na vizinha Porto Real opera a unidade conjunta da Peugeot e Citroën. No Nordeste, a cidade de Camaçari ganhará no final do ano que vem uma planta da chinesa JAC, que produzirá seus primeiros compactos nacionais nela, além de utilitários leves.

Já a rival da JAC, a Chery preferiu ser conservadora e optou por Jacareí, no Vale do Paraíba, para construir sua unidade fabril. A vantagem de se instalar em São Paulo é a logística favorável, os numerosos fornecedores sem falar no maior mercado consumidor. Não é à toa que a Honda tenha decidido erguer sua segunda fábrica de automóveis em Itirapina, cidade a apenas 100 km da sua atual fábrica, em Sumaré.

Mais investimentos
A onda de novas fábricas não deverá parar por aí. A Mercedes-Benz analisa neste momento vários locais para construir uma fábrica de automóveis no País. A Volkswagen e a Audi devem anunciar em breve a retomada da produção do Golf e do A3 em território nacional e a General Motors deve investir mais de R$ 2 bilhões numa linha de montagem de um compacto na sua fábrica de São José dos Campos. E há mais marcas de olho no Brasil como a Kia, Geely e Land Rover.

(Fonte: Ricardo Meier – Portal iG)