QUI, 25 de mar / 2021

Marrocos: fortalecimento do poder sindical em Stellantis

Com forte apoio do IndustriALL, o Union Marocaine du Travail (UMT) pôde representar os trabalhadores na fábrica Stellantis, anteriormente Peugeot Citroën (PSA), em Kenitra

Crédito: Divulgação
Luta da Industriall
Luta da Industriall

A indústria automotiva no Marrocos está crescendo e sua cadeia de suprimentos está se expandindo rapidamente, com a chegada de novos jogadores de todo o mundo. Com uma força de trabalho de 135 mil pessoas, a indústria tornou-se o principal setor exportador e desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do país.

A fábrica da Stellantis em Kenitra é o resultado de um investimento significativo feito pela gigante automotiva francesa PSA nos últimos anos. Desde 2019, sua força de trabalho cresceu para 3.000 funcionários e há planos para torná-la a maior operação automotiva do Marrocos.

Os sindicatos frequentemente enfrentam dificuldades para representar e operar trabalhadores em zonas econômicas especiais (SEZs), pois os empregadores tentam mantê-los fora. O UMT alcançou um grande avanço em 2012, quando conseguiu organizar a fábrica da Renault na ZEE de Tânger. Tanto para a Renault como para a Stellantis, os acordos-quadro globais assinados entre IndustriALL e os fabricantes de automóveis, juntamente com a solidariedade internacional, desempenharam um papel significativo.

Em 2018, durante o encontro da rede automotiva IndustriALL Oriente Médio e Norte da África (MENA) em Casablanca, foi realizada a primeira reunião entre a direção da PSA no Marrocos e os sindicatos.

O secretário-geral da UMT, Miloudi Moukharik, expressou:

“Este sucesso é o resultado de nosso trabalho contínuo para fortalecer o trabalho sindical em indústrias relativamente novas no Marrocos, incluindo aeroespacial e automotiva, onde um grande número de empresas multinacionais e suas cadeias de abastecimento operam. A solidariedade internacional do IndustriALL tem sido importante. Estamos priorizando um diálogo frutífero com a empresa com o objetivo de desenvolver um acordo coletivo que promova a estabilidade e a cooperação entre o sindicato e a gestão ”.

Após anos de trabalho de base, os líderes da UMT em Kenitra e os jovens líderes sindicais, que foram treinados no programa para jovens IndustriALL, desempenharam um papel ativo no processo de sindicalização na fábrica.

Num momento crucial para obter reconhecimento, o novo sindicato organizou com sucesso uma assembleia geral com a participação de 300 trabalhadores, à medida que mais membros decidiam aderir. Os treinamentos para novos membros do sindicato devem começar no próximo mês.

"Representar os trabalhadores da Stellantis é um importante passo à frente e o resultado de muitos anos de trabalho apoiado por programas de desenvolvimento sindical, acordos globais e redes de negócios."

"IndustriALL continuará a apoiar os esforços da UMT para estabelecer uma federação nacional do metal, reunindo os setores automotivo e de fiação, eletrônicos e TIC, aço e aeroespacial", afirmou Ahmed Kamel, secretário da região MENA.

“Ao longo da campanha de sindicalização em Marrocos, não tivemos dúvidas de que a direção do PSA respeitaria os direitos fundamentais de liberdade de associação”, disse Georg Leutert, diretor IndustriALL da indústria automotiva.

A Stellantis NV foi formada em janeiro de 2021 por meio da fusão da Fiat Chrysler Automobiles e do Groupe PSA. O IndustriALL está atualmente em discussões preliminares com a nova empresa sobre a continuação do diálogo social transnacional e a aplicação dos direitos fundamentais do trabalho.

*matéria publicada no site da Industriall

 

Com a Palavra

TER, 16 de fev / 2021

Por que é necessário nacionalizar a Ford e criar uma montadora brasileira?

Escrito pelo diretor executivo do Sindicato e presidente do Industriall-Brasil, Aroaldo Oliveira da Silva, e pelo presidente da Central de Cooperativas Unisol Brasil e diretor da Unicopas, Leonardo Pinho

Entidades e Empresas

Entidades

Notícias sobre entidades filiadas e parceiras da CNM/CUT:

Empresas

Informações sobre as empresas em que a CNM/CUT constrói uma organização nacional dos trabalhadores:

CNM/CUT por e-mail

Receba informações da CNM/CUT diretamente em seu e-mail:

Enviando...
Email cadastrado com sucesso!

Redes e blogs

Cálculos

Calcule reajustes salariais e o tempo que falta para sua aposentadoria:

Publicações

383 - ASSEMBLEIA GERAL VIRTUAL APROVA PROPOSTA DE REAJUSTE | Cláusulas Sociais estão renovadas até 2022

383 - ASSEMBLEIA GERAL VIRTUAL APROVA PROPOSTA DE REAJUSTE | Cláusulas Sociais estão renovadas até 2022 - Edição Nº SET/2020
25 de set / 2020

CNM/CUT - Confederação Nacional dos Metalúrgicos
Av. Antártico, 480 - Jardim do Mar - CEP: 09726-150 - São Bernardo do Campo - SP (55) 11 4122-7700 cnmcut@cnmcut.org.br
Av. Antártico, 480 - Jardim do Mar - CEP: 09726-150 - São Bernardo do Campo - SP

Saiba como chegar a CNM/CUT


(55) 11 4122-7700