MENU

Metalúrgicos em Recife denunciam empresa BALL como mutiladora de trabalhadores

Trabalhadores têm se acidentado durante jornada e empresa esconde. Segundo sindicato, Ministério Público já entrou no processo de defesa da categoria e afirmou que continua acompanhando o caso

Publicado: 22 Setembro, 2021 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Divulgação
Sindmetal PESindmetal PE
Sindmetal PE

Dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Pernambuco (Sindmetal-PE) realizaram uma mobilização, na manhã da última terça-feira (21/09), em frente à empresa BALL Corporation, localizada, em Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco (PE).

As metalúrgicas e os metalúrgicos da BALL procuraram o sindicato e após receber várias denúncias sobre os acidentes que estão acontecendo dentro dessa empresa solicitaram uma atuação do sindicato. Segundo eles, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) tem assistido calada os trabalhadores se acidentando e fingindo que nada está acontecendo.

Já aconteceram três acidentes dentro da empresa BALL. O que diz o Sindmetal-PE:

1) Adeildo de Oliveira Silva: deslocou o ombro e após 2 dias em casa, voltou a trabalhar na função administrativa (um setor que não é o seu), mesmo com o braço imobilizado. TOTAL DESCASO E DESREPEITO COM O TRABALHADOR. 

2) Rariston Robert: fraturou o nariz dentro da empresa e não teve nenhum acompanhamento e, mesmo acidentado após cirurgia, foi colocado para trabalhar em home office, descaracterizando o acidente com afastamento.

3) Sandro William, escorregou gravemente de uma estrutura e encontra-se hospitalizado há dias, com o lado direito paralisado. Segundo notícias que correm dentro da empresa é que o mesmo se encontra bem. Não é bem assim. A informação verdadeira é que seu estado de saúde é delicado, inspira cuidados. Os familiares cobram atitudes e pedem a assistência devida, por parte da empresa, pois o trabalhador está precisando de um especialista. A BALL Corporation tem sido omissa, irresponsável, demonstrando total desrespeito, ou seja, não providenciou a devida assistência médica ao trabalhador.

Assista o depoimento da esposa de Sandro William, Keila Oliveira, na matéria publicada no site do Sindmetal-PE

O Sindmetal-PE, já formalizou denúncia junto ao Ministério de Trabalho e Emprego (MTE), ao Ministério Público de Trabalho (MPT), bem como orientou os trabalhadores denunciarem ao Cremepe (Conselho Regional de Medicina de Pernambuco) as práticas que não condizem com as atitudes inerentes à ética profissional de um médico.

“Vamos continuar na luta para garantir a segurança de todos os trabalhadores e trabalhadoras da BALL. Cobramos uma ação mais enérgica da atual gestão da CIPA, em prol da segurança e bem estar de todos e todas. Nosso maior valor sempre será a segurança e a valorização da vida dos trabalhadores e das trabalhadoras” , frisou o presidente do Sindmetal-PE, Henrique Gomes.

“Homens e mulheres não são máquinas. Merecem serem tratados com respeito, atenção e, sobretudo, cuidado!  Chega de acidentes! Segurança em primeiro lugar!”, finaliza.