MENU

Metalur: ajuda compensatória negociada pelo SMetal é aprovada

Trabalhadores terão direito a ajuda porque foram colocados em suspensão de contrato sem a formalização de um acordo coletivo com o SMetal, como prevê a MP 936/20 (Lei 14.020 antes de sancionada)

Publicado: 10 Setembro, 2020 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Um total de 12 trabalhadores da Metalur, localizada em Araçariguama, aprovaram o acordo negociado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) que garante o recebimento de uma ajuda compensatória da empresa. A votação aconteceu entre quarta e quinta-feira, dias 9 e 10, no Portal SMetal, e aprovou a proposta com a maioria dos votos favoráveis.

Os trabalhadores terão direito a ajuda porque foram colocados em suspensão de contrato sem a formalização de um acordo coletivo com o SMetal, como prevê a MP 936/20 (Lei 14.020 antes de sancionada), no caso de suspensão de contrato de trabalhadores com salários superiores aos indicados na medida.

Com isso, o Sindicato ingressou com uma ação coletiva para defender os direitos dos metalúrgicos da fábrica. No entanto, o processo foi suspenso, por determinação da justiça, para que um acordo fosse negociado.

A negociação realizada pelo SMetal chegou ao valor que foi votado na assembleia e será pago em duas parcelas, sendo a primeira no salário de setembro e a segunda no salário de outubro.

O vice-presidente do SMetal, Valdeci Henrique da Silva (Verdinho), ressaltou a importância do Sindicato na defesa dos trabalhadores. “Temos trabalhado constantemente para garantir que os direitos da categoria sejam respeitados sempre. Esse acordo é uma vitória dos funcionários da Metalur, que haviam sido lesados por falta de diálogo da empresa com o SMetal”.

*matéria publicada no site do SMetal

 

Saiba mais

Taxação de livros será discutida em Live no Instagram nesta quinta, 10