MENU

Metalúrgicos da Autometal, Daido, Schenck e VAMOS aprovaram propostas da data-base

O coordenador do Comitê Sindical de Empresa (CSE – Daido), Odair Viriato, que também representa os metalúrgicos da Schenck, afirmou que os acordos são uma vitória para a categoria

Publicado: 13 Outubro, 2020 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Sindmetau
Assembleia Assembleia
Assembleia 

Os trabalhadores da Autometal aprovaram em assembleia, realizada no dia 1º de outubro, a proposta da campanha salarial 2020. O acordo estabelece reposição da inflação (2,94%) em abril de 2021, estabilidade no emprego até 31 de março do ano que vem, reajuste no vale alimentação e um vale de Natal.

Para o coordenador do Comitê Sindical de Empresa (CSE–Autometal), Diogo Vilela, o acordo representa um ganho, principalmente diante da crise econômica e da pandemia, provocada pelo novo coroanavírus.

Nas empresas Daido e Schenck, as propostas foram votadas em assembleias, realizadas no dia 25 de setembro, quando 99% dos trabalhadores das duas empresas aceitaram os itens do acordo.

Na Daido, o acordo prevê a reposição integral do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) de 2,94%, aumento do valor do cartão alimentação e a renovação das cláusulas sociais até agosto de 2021. Os trabalhadores também aprovaram o valor da segunda parcela da PLR (Participação nos Lucros e Resultados).

O acordo da Schenck também estabelece a reposição do INPC de 2,95% mais aumento real de 0,55%, totalizando 3,5% de reajuste a partir de setembro deste ano. Pela proposta, haverá ainda reajuste no valor do vale alimentação e a manutenção das cláusulas sociais até agosto de 2021.

O coordenador do Comitê Sindical de Empresa (CSE – Daido), Odair Viriato, que também representa os metalúrgicos da Schenck, afirmou que os acordos são uma vitória para a categoria.

 “Em tempos de retirada de direitos, crise econômica agravada pela pandemia do novo coronavírus, conseguir a reposição da inflação, aumento real e a manutenção da Convenção Coletiva de Trabalho, é uma conquista e tanto.”

VAMOS

Os trabalhadores da empresa VAMOS, instalada dentro da Volkswagen (VW), também aprovaram a proposta da Campanha Salarial 2020. A decisão foi tomada em assembleia, realizada no dia 30 de setembro. A proposta prevê reposição integral da inflação (2,94%), aplicável a partir de 1º de setembro, e manutenção das cláusulas sociais até 2021.

Para o diretor do CSE-VW, Anderson de Gouveia, o acordo só foi possível depois de inúmeras reuniões. “Diante da situação atual, o resultado foi muito positivo para os trabalhadores.”

*matéria publicada no site do sindicato