TER, 15 de jun / 2021

Metalúrgicos da ZF pressionam e conquistam 14,08% de aumento no PPR

Proposta, negociada pelo SMetal e membros do CSE, foi aprovada pelos trabalhadores em assembleia realizada nesta terça, 15, na porta da fábrica, respeitando os protocolos de segurança contra a Covid-19

Crédito: Foguinho/Smetal
Assembleia de trabalhadores
Assembleia de trabalhadores 

Após união e pressão dos trabalhadores da ZF do Brasil (Planta 1 e 2), foi aprovado, em assembleia realizada na tarde desta terça-feira, dia 15, o Programa de Participação nos Resultados (PPR) para 2021. Negociado pela diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) e membros do Comitê Sindical da empresa, o valor total deste ano teve crescimento de 14,08% em comparação a 2020.

Para Leandro Soares, presidente do SMetal e membro do Comitê Sindical da ZF Planta 2, a conquista só foi possível devido à união dos trabalhadores que, na semana passada, se mostraram dispostos a ir para a luta por um PPR digno. “Felizmente, a empresa sentiu a pressão dos trabalhadores e conseguimos atingir um Programa com valor e metas que atendem à reivindicação dos companheiros e companheiras da ZF”.

O membro do CSE da ZF Planta 1, Cleriston Cristovão Albino dos Santos (Pereira), também reforça a importância da união dos metalúrgicos para a conquista. “Quando os trabalhadores participam da assembleia e demonstram disposição para a luta, isso fortalece muito a negociação. É como se todos estivessem conosco na mesa, debatendo a proposta”, conta.

Com a aprovação do PPR, além do Programa, que terá a primeira parcela paga ainda no mês de junho, os trabalhadores receberão um complemento no vale compras de dezembro. Já a segunda parcela, atrelada aos indicadores e metas, ficou para janeiro de 2022.

Na assembleia, os trabalhadores aprovaram também a renovação do acordo de jornada diferenciada e, ao final, os membros do CSE informaram que o próximo tema a ser debatido com a empresa será a grade salarial, que está defasada.

Pressão

Em assembleia realizada na última quarta-feira, dia 9, os trabalhadores das duas plantas da ZF aprovaram a realização de um protesto de até duas horas em frente às fábricas caso as negociações não avançassem. Segundo Leandro, no começo do debate do PPR deste ano, o Sindicato foi surpreendido com uma proposta muito abaixo da que havia sido combinada nas negociações de 2020, quando a realidade da empresa era outra.

“A ZF está com a produção a todo vapor, inclusive realizando horas extras e contratando novos empregados para dar conta da demanda. Apresentar um PPR com valor menor ou igual ao do ano passado era extremamente injusto com os trabalhadores. Mas com a pressão dos trabalhadores, conseguimos sentar novamente e conquistar melhorias”, criticou.

Saúde e segurança

Para o presidente do SMetal, outro ponto importante da assembleia desta terça-feira,  15, foi demonstrar que o Sindicato tem condições de dialogar com a categoria na porta da fábrica, seguindo todos os protocolos que vem defendendo desde o início da pandemia da Covid-19. "A indústria não parou e os seus empregados seguem trabalhando normalmente, todos os dias. Por isso essa decisão do Sindicato em retomar gradualmente a presença nas portas das fábricas, mas sempre com segurança", esclarece.

E completa: “nosso papel ao longo dos últimos meses foi proteger o emprego e os salários da categoria, mas, principalmente, a vida desses companheiros. Hoje foi uma demonstração clara de que nós temos responsabilidade e seguiremos assim, até que todos e todas estejam vacinados contra essa terrível doença”, enfatiza.

A assembleia foi realizada em espaço aberto, com distanciamento e uso obrigatório de máscara, procurando evitar ao máximo a aglomeração dos trabalhadores.

*Matéria publicada no site do Smetal

 

 

 

 

Com a Palavra

TER, 16 de fev / 2021

Por que é necessário nacionalizar a Ford e criar uma montadora brasileira?

Escrito pelo diretor executivo do Sindicato e presidente do Industriall-Brasil, Aroaldo Oliveira da Silva, e pelo presidente da Central de Cooperativas Unisol Brasil e diretor da Unicopas, Leonardo Pinho

Entidades e Empresas

Entidades

Notícias sobre entidades filiadas e parceiras da CNM/CUT:

Empresas

Informações sobre as empresas em que a CNM/CUT constrói uma organização nacional dos trabalhadores:

CNM/CUT por e-mail

Receba informações da CNM/CUT diretamente em seu e-mail:

Enviando...
Email cadastrado com sucesso!

Redes e blogs

Cálculos

Calcule reajustes salariais e o tempo que falta para sua aposentadoria:

Publicações

383 - ASSEMBLEIA GERAL VIRTUAL APROVA PROPOSTA DE REAJUSTE | Cláusulas Sociais estão renovadas até 2022

383 - ASSEMBLEIA GERAL VIRTUAL APROVA PROPOSTA DE REAJUSTE | Cláusulas Sociais estão renovadas até 2022 - Edição Nº SET/2020
25 de set / 2020

CNM/CUT - Confederação Nacional dos Metalúrgicos
Av. Antártico, 480 - Jardim do Mar - CEP: 09726-150 - São Bernardo do Campo - SP (55) 11 4122-7700 cnmcut@cnmcut.org.br
Av. Antártico, 480 - Jardim do Mar - CEP: 09726-150 - São Bernardo do Campo - SP

Saiba como chegar a CNM/CUT


(55) 11 4122-7700