MENU

Metalúrgicos de Minas Gerais articulam criação do Coletivo Estadual da Juventude

Publicado: 14 Maio, 2014 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Divulgação
Metalúrgicos de Minas Gerais articulam formação do Coletivo da Juventude Metalúrgicos de Minas Gerais articulam formação do Coletivo da Juventude
Participantes discutgiram ações para unir os jovens da categoria em MG

Os metalúrgicos da CUT de Minas Gerais vão criar seu Coletivo Estadual da Juventude. Para dar início a esse processo, foi realizada, nesta quarta-feira (14), reunião que contou com a participação de dirigentes de diversos sindicatos e da qual também participaram os secretários de Juventude e de Igualdade Racial da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), Leandro Soares e Christiane dos Santos.

No encontro, que aconteceu na Escola Sindical 7 de Outubro, em Belo Horizonte, os participantes debateram mecanismos para viabilizar a criação do Coletivo no estado e como articular as demandas dos jovens metalúrgicos mineiros com as políticas da CNM/CUT para esse segmento da categoria.

A atividade também contou com a presença do presidente da Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT-MG (FEM/CUT-MG), José Wagner, e dos secretários geral e de Formação da entidade, Wilton Gonçalves Lima e Júlio Cesar Martins, respectivamente, que saudaram a iniciativa.

Para o secretário de Juventude da CNM/CUT, o coletivo será importante para discutir aspectos regionais do cotidiano deste segmento da categoria para que, posteriormente, sejam levados para o âmbito nacional. “Foi muito importante vermos a Federação de Minas Gerais empenhada na discussão e se comprometendo com a construção do coletivo. É um meio de expandirmos as políticas da CNM para a juventude metalúrgica no estado”, considerou Leandro.

A secretária de Igualdade Racial também ressaltou o apoio dado pela direção da Federação para o tema. “Isso é fundamental para garantirmos a criação do Coletivo e para a construção de uma política para a juventude no estado”, reforçou Christiane.

A secretária – que também é dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos de Pouso Alegre, no sul do Estado – contou que a criação do Coletivo da Juventude Metalúrgica em Minas Gerais é o objetivo que ela traçou no projeto que apresentou no programa de formação de novas lideranças sindicais de metalúrgicos, químicos e têxteis, patrocinado pela IndustriALL Global Union, a confederação internacional que representa mais de 50 milhões de trabalhadores dessas categorias em todo o mundo.

Iniciado em 2102, o programa da IndustriALL tem o objetivo de capacitar novas lideranças no Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Colômbia, Peru, Nicarágua e Alemanha. Depois de etapas para trocas de experiências sobre a organização sindical e os desafios da juventude, cada participante elaborou um projeto para contribuir com a formação de novos líderes sindicais em suas bases, como é o caso desse projeto de Christiane.

O secretário da Juventude da Confederação disse que ele também está viabilizando projeto que apresentou no programa. “A meta que elaborei é justamente fortalecer e ampliar o Coletivo Nacional da Juventude Metalúrgica. Assim, ao apoiar e estimular a criação de Coletivos estaduais, como o de Minas Gerais, estou cumprindo uma etapa do meu projeto”, explicou.

O programa da IndustriALL também contou com o apoio da Fundação Friedrich Ebert e do IG Metall (sindicato dos metalúrgicos da Alemanha).

(Fonte: Shayane Servilha - assessoria de imprensa da CNM/CUT)