MENU

Metalúrgicos de Pinda (SP) iniciam paralisações pela Campanha Salarial

Publicado: 20 Julho, 2017 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Guilherme Moura
Paralisação de uma hora na Gerdau nessa quinta-feira; série de mobilizações deve ocorrer nos próximos dias Paralisação de uma hora na Gerdau nessa quinta-feira; série de mobilizações deve ocorrer nos próximos dias
Paralisação de uma hora na Gerdau. Série de mobilizações deve ocorrer nos próximos dias 

Os trabalhadores da Gerdau de Pindamonhangaba fizeram nessa quinta-feira (20)  uma paralisação de uma hora pela Campanha Salarial. Uma série de mobilizações nas fábricas deve ocorrer nos próximos dias.

A pauta de reivindicações da Campanha Salarial foi entregue pela FEM-CUT/SP (Federação dos Metalúrgicos da CUT no Estado de São Paulo) para as bancadas patronais no último dia 4. O Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba participou da entrega.

Além da questão de salário, a campanha também discute pontos da Reforma Trabalhista. Apesar de ter sido sancionada, a CUT e diversas entidades, como o Ministério Público do Trabalho, pretendem acionar o STF (Supremo Tribunal Federal) em função de 12 pontos que alegam ser inconstitucionais.

De acordo com o presidente do sindicato, Herivelto Vela, independente da posição que o STF venha tomar a respeito, os metalúgicos da CUT estão se organizando para incluir na Convenção Coletiva de Trabalho cláusulas que amenizem o impacto da reforma. “A nossa luta é para que questões como a jornada, remuneração, banco de horas, não sejam tratadas individualmente, mas sim por negociação coletiva. Também para que situações como a terceirização e demissões em massa sejam discutidas com a categoria, além de outros pontos para que o funcionário não tenha tanta dificuldade para recorrer à Justiça do Trabalho”, disse Vela.

Para essa quinta-feira (20) estava programa uma reunião do presidente Michel Temer com algumas centrais sindicais. A CUT já havia anunciado que não participaria. A central afirma que não fará qualquer negociação para manter o imposto sindical, o qual critica desde sua fundação, em 1983.

A Gerdau emprega cerca de 1.700 trabalhadores na produção de laminados a aço.

(Fonte: Guilherme Moura, assessoria de imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba)