MENU

Metalúrgicos de Pinda vão receber revisão de FGTS do Plano Collor

Todos com registro em fábrica no período podem receber. Sindicato alerta atenção no prazo para entregar a documentação

Publicado: 08 Fevereiro, 2021 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

O Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba está convocando a categoria para receber o pagamento de uma revisão do FGTS do Plano Collor. O prazo começa terça-feira, dia 9, e termina no dia 26 de fevereiro.

A entidade estima que mais de 5 mil pessoas estejam envolvidas.

O processo abrange todos que tiveram registro de trabalho em alguma fábrica metalúrgica de Pinda ou Roseira entre janeiro de 1989 e abril de 1990.

A ação judicial coletiva foi movida pelo sindicato e entrará em fase de pagamento, ainda sem data definida.

Em função da pandemia do Covid-19, o atendimento será apenas de recebimento da documentação. Os envolvidos precisam ir até o sindicato e entregar um envelope contendo cópia dos seguintes documentos:

– Carteira de trabalho, com a página da foto, da qualificação e a página de registro na fábrica que compreenda o período

– Cartão do PIS

– RG

– CPF

– Anotação do número de telefone para contato

Obs: É necessário que a pessoa leve o envelope pronto, já com as cópias dos documentos e também leve uma caneta para assinar o protocolo

O presidente do sindicato, André Oliveira, reforça o pedido para que as pessoas tomem os cuidados de prevenção ao Covid.

“É mais uma ação importante do sindicato. Sabemos da gravidade da pandemia, mas não tem como adiar, por causa do prazo da Justiça e também porque muitas dessas pessoas devem estar precisando do dinheiro. Contamos com o apoio de todos para dar andamento nesse processo.”

Os envelopes devem ser entregues até o dia 26 de fevereiro, na sede do sindicato, que funciona das 9h às 17h na Rua Sete de Setembro, 232, centro, ou na subsede de Moreira César, que funciona das 9h às 13h e das 14h às 17h, na rua Albert Sabin, 40, Ipê 1. O atendimento será normal durante o Carnaval.

Após análise, o Departamento Jurídico fará contato com cada pessoa para confirmar se a documentação está correta.

O que é este processo?

O Plano Collor foi um programa do governo de Fernando Collor que realizou em 1989, época do Cruzeiro, várias medidas para tentar conter a inflação.

Além de confiscar a poupança, o Plano Collor também deixou de fazer a atualização monetária do FGTS. O que os trabalhadores vão receber é esse reajuste com a correção até os dias atuais.

CONTA VINCULADA INATIVA

A Caixa Econômica Federal vai reativar as contas vinculadas da época que estiverem inativas para fazer este pagamento.

Após comunicação do Departamento Jurídico do sindicato, a pessoa que se enquadrar nessa condição precisará ir diretamente na Caixa e apresentar a Carta de Concessão da Aposentadoria.

TRABALHADOR INCAPAZ OU FALECIDO

Quem for familiar de trabalhador com direito ao processo e considerado incapaz precisa entregar, além da documentação geral, cópia da procuração ou curatela do representante legal. No caso de falecido, documentos do pensionista ou inventariante.

*matéria publicada no site do Sindicato dos Metalúrgicos de Pinda