MENU

Metalúrgicos do ABC arrecadam 20 toneladas em doações no Drive Thru Solidário

Realizado sábado, no estacionamento da sede, em São Bernardo, evento superou expectativas na arrecadação de alimentos e produtos de higiene e limpeza. Doações serão entregues a famílias necessitadas do ABC, por meio de entidades assistenciais e movimentos sociais que atuam na região

Publicado: 19 Abril, 2021 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Adonis Guerra
Arrecadação de alimentos no sindicatoArrecadação de alimentos no sindicato
Arrecadação de alimentos no sindicato

A arrecadação de alimentos e material de limpeza e higiene realizada por meio do Drive Thru Solidário dos Metalúrgicos do ABC mobilizou trabalhadores e população em geral, que compareceram em peso ao evento realizado no estacionamento da sede da entidade, em São Bernardo. Ao todo, a ação arrecadou 20 toneladas em produtos, que serão doados a pessoas e famílias necessitadas e vulneráveis, que tiveram sua situação econômica agravada pela pandemia. 

Durante todo o sábado (17) voluntários se revezaram para receber e separar as doações que chegavam em carros, seguindo todos os protocolos de distanciamento e limpeza. Os participantes faziam suas entregas em segurança, sem nem mesmo precisar sair do veículo. Também vieram várias kombis, lotadas de alimentos arrecadados nas fábricas. 

No início da tarde, o ex-presidente Lula esteve no local para deixar sua contribuição em alimentos. Ele parabenizou a iniciativa do Sindicato e comentou a situação econômica vivida hoje pelo Brasil, lembrando que em 2012 o Brasil já havia saído do Mapa da Fome. "A fome não é um fenômeno da natureza, este país tem terra, tem capacidade de produção. A gente provou que era possível tomar café, almoçar e jantar todo dia. Não tem explicação pro povo estar passando fome, a não ser a irresponsabilidade das pessoas que governam este país.", avaliou.

"No mesmo momento em que me sinto alegre em poder contribuir eu me sinto triste de saber que um País do tamanho do Brasil, com a capacidade produtiva que tem o Brasil, com o conhecimento tecnológico na agricultura que tem o Brasil, não precisava estar passando necessidade", ressaltou o ex-presidente.

A campanha #NaLutaContraAFome tem mobilizado os trabalhadores da base desde o início do mês e continua nas próximas semanas. Foram instalados pontos de arrecadação nas fábricas, que serão mantidos, e no próximo sábado (24) haverá mais um drive thru solidário, desta vez na regional de Diadema.  

A direção do Sindicato agradeceu a todos que participaram do drive thru ou da campanha, das mais diversas formas. Muitos deixaram suas doações nos pontos de arrecadação nas empresas, outros estão fazendo "vaquinhas" online com os companheiros de fábrica e o valor será revertido também na compra de alimentos. 

"Ficamos emocionados pela participação da categoria nessa luta contra a fome, agradeço cada companheiro que doou e os voluntários que ajudaram a tornar possível esse evento acontecer. Tem muita gente precisando, é bom saber o quanto os trabalhadores se importam e se preocupam com quem está ao redor", avaliou Wellington Damasceno, diretor administrativo do Sindicato. O diretor executivo Carlos Caramelo reforçou a importância das ações coletivas. "Não fazemos nada sozinhos, essa campanha é prova disso, tudo que fazemos de forma coletiva tem uma força gigantesca", destacou. 

O presidente do Sindicato, Wagner Santana, ressaltou que ajudar, nesse momento, é ser "humano". "A solidariedade sempre foi uma marca da nossa categoria. É muito bom saber que continua sendo assim. Ser solidário num instante de pandemia é exercer a humanidade. É aquilo para o qual o ser humano foi criado que é o trabalho comunitário, social e coletivo. Não entendemos isso como algo a comemorar, mas como parte do nosso papel. Combater a fome e auxiliar aqueles que mais precisam faz parte da vida de cada um de nós. Nossa categoria tem a percepção de que a vida dos outros é tão importante quando a sua", destacou Wagnão. 

*matéria publicada no site do SMABC