MENU

Metalúrgicos do ABC manda o recado: “O exercício do voto é uma poderosa ferramenta de transformação social”

“Fique atento aos projetos de desenvolvimento, geração de emprego e renda dos candidatos e candidatas”, diz entidade em nota

Publicado: 13 Novembro, 2020 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Divulgação
Eleições 2020 Eleições 2020
Eleições 2020 

O exercício do voto é uma poderosa ferramenta de transformação social”. Este foi o recado que os diretores do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC deram numa nota publicada no site da entidade, nesta sexta-feira 13, em relação as eleições do próximo domingo (15).

O documento é um modelo de diálogo com a sociedade. No texto, os representes dos metalúrgicos dizem que a inovação tecnológica e a reconversão industrial são questões fundamentais que devem ser enfrentadas pelos futuros governantes que serão eleitos neste domingo, articulando iniciativas locais e regionais e buscando apoio de outros entes da Federação.

“É importante estarmos atentos aos candidatos e candidatas comprometidos com o desenvolvimento econômico e a geração de emprego e renda, implantando políticas que devolvam a pujança da indústria e a prosperidade econômica para a nossa região, combinadas com a valorização do trabalho e a qualidade de vida para a população”, diz trecho da nota.

Veja a nota na íntegra

No próximo domingo, 15 de novembro, teremos eleições, momento em que votaremos nos nossos candidatos e candidatas ao Executivo e ao Legislativo municipal em todo o país. Os novos governantes e legisladores eleitos definirão as ações prioritárias para as nossas cidades nos próximos quatro anos, que terão impacto direto sobre a nossa qualidade de vida.

Vivemos um período de desemprego e falta de esperança em relação ao mundo do trabalho. Além do retrocesso marcado pela reforma Trabalhista e pela reforma da Previdência, sentimos a dura realidade da desindustrialização precoce em nosso país e, em especial, na nossa região.

As indústrias estão fechando em ritmo acelerado, gerando desemprego e exclusão social para milhares de trabalhadores e suas famílias. Esse cenário, que atinge duramente a categoria metalúrgica, não pode continuar e precisa ser interrompido urgentemente. Além disso, é necessário reverter o ciclo de retirada de direitos, precarização do trabalho e rebaixamento salarial.

Ainda temos outros desafios a serem enfrentados no atual momento para manter o dinamismo do nosso parque industrial. Estamos vivendo a era da Indústria 4.0 e da transição do motor a combustão para o motor elétrico nos países desenvolvidos. Estamos ficando cada vez mais defasados em relação a esses processos pela falta de uma política industrial de abrangência macroeconômica combinada com a ausência de iniciativas locais.

Tudo isso deixa a nossa indústria cada vez mais vulnerável tecnologicamente, o que pode levá-la à condição de mera montadora de componentes importados, desarticulando a complexa cadeia produtiva do ramo metalúrgico instalada da região. Ou seja, menor quantidade e menos qualidade dos empregos.

A inovação tecnológica e a reconversão industrial são questões fundamentais que devem ser enfrentadas pelos futuros governantes que serão eleitos neste domingo, articulando iniciativas locais e regionais e buscando apoio de outros entes da Federação.

É importante estarmos atentos aos candidatos e candidatas comprometidos com o desenvolvimento econômico e a geração de emprego e renda, implantando políticas que devolvam a pujança da indústria e a prosperidade econômica para a nossa região, combinadas com a valorização do trabalho e a qualidade de vida para a população.

O exercício do voto, de forma livre e soberana, é uma poderosa ferramenta de transformação social e política na democracia. Por isso, companheiro metalúrgico e companheira metalúrgica, é importante que você vote de maneira consciente, usando como critério para a sua escolha, o candidato ou candidata que está comprometido com a defesa dos interesses da classe trabalhadora.

Boa eleição e bom voto para todos e todas!

Diretoria dos Metalúrgicos do ABC