MENU

Metalúrgicos do Espírito Santo encerram campanha salarial de 2016

Publicado: 28 Novembro, 2016 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Em um dia histórico para a categoria, o Sindicato dos Metalúrgicos do Espírito Santo, na manhã da última sexta-feira (25), fechou a Convenção Coletiva de Trabalho 2016/2017 dos metalúrgicos capixabas,que, pela primeira vez na história da negociação com o Sindifer (Sindicato Patronal), foi aprovada pelos trabalhadores sem a necessidade de se promover um movimento grevista. A negociação, que começou com os patrões querendo retirar direitos, foi firmada com a manutenção de todos os direitos e com novas e importantes conquistas para os metalúrgicos.

A convenção garante aos metalúrgicos, entre as principais conquistas, um reajustesalarial de 8% retroativos a data-base (1° de novembro), sendo 5% pagos sobre o salário de novembro e 3% em janeiro de 2017. Além do reajuste no salário e piso, o auxílio-alimentação será de R$300,00 dentro dos grandescomplexos e contará com um reajuste de 8% no valor praticado fora dos complexos.

Outra conquista importante que o Sindicato garantiu para os trabalhadores foi a alteração das condições de desconto no auxílio-alimentação em caso de faltas injustificadas. Coma mudança, os trabalhadores que antes perdiam o direito sobre todo o benefício por faltar sem justificativa, agora terão o desconto proporcional de 1/30 (um trinta avos) por dia de faltas injustificadas.

(Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos do Espírito Santo)