MENU

Metalúrgicos intensificam mobilização para garantir aumento real

Sindicatos na base da FEM/CUT estão unidos para pressionar as bancadas patronais e garantir reposição dos salários, corroídos pela inflação

Publicado: 19 Agosto, 2021 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Laerte
Metalúrgicos e metalúrgicasMetalúrgicos e metalúrgicas
Metalúrgicos e metalúrgicas

As negociações entre as bancadas patronais e os representantes dos trabalhadores para tratar da Campanha Salarial 2021 seguem ocorrendo de forma virtual. Na semana passada, os dirigentes da FEM/CUT (Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT) conversaram com o Grupo 3 e o Sicetel. Ontem a conversa foi com a Fundição.

Novas reuniões com outros grupos patronais estão agendadas para amanhã e semana que vem.

Segundo o agora secretário-geral da Federação, Ângelo Máximo de Oliveira Pinho, o Max, os patrões seguem resistentes, por isso é essencial intensificar a unidade da categoria.

“As negociações continuam, mas os patrões reclamam do índice elevado da inflação, que deve chegar aos dois dígitos com previsão de passar de 10%. Teve bancada que insinuou parcelar parte do INPC. Precisamos intensificar o processo de mobilização em todo o estado, pois a choradeira do patrão está na mesa, mas a disposição de luta fará a diferença”, lembrou.

Primeira reunião da nova diretoria

Ontem foi realizada a primeira reunião da nova diretoria da FEM/CUT com a participação dos dirigentes dos 13 sindicatos que compõem a entidade. Na terça-feira, 17, a reunião foi entre os metalúrgicos do ABC que fizeram um balanço das negociações, e agora vão definir os próximos passos junto à categoria.

Não tem fundamento

Segundo Max, ficou definido que serão intensificas as conversas com os companheiros e companheiras nas fábricas para ampliar a unidade na busca pelo aumento real.

“O patrão coloca dificuldade, mas não tem fundamento, sendo que a gente vem acompanhando o crescimento da indústria, a prova disso é que tem aumentado as contratações e a massa salarial está sendo achatada”.

Além da busca pela reposição das perdas em decorrência da inflação que corrói os salários, a luta também é em defesa das cláusulas sociais na CCT (Convenção Coletiva de Trabalho).

É+

O tema da “Campanha Salarial 2021 É +, + salário, +vacina, + emprego, + direitos, + unidade”. Os eixos são: preservação da saúde e da vida; garantia de emprego; aumento salarial que restabeleça o poder aquisitivo do trabalhador; valorização das normas coletivas de trabalho; política industrial com nacionalização de componentes, máquinas e equipamentos.

*Matéria publicada no site do SMABC