MENU

Metalúrgicos no Amazonas não são obrigados a trabalhar no ‘feriado de carnaval’

Quem for trabalhar com rota lotada ou perceber que a empresa não está cumprindo as normas de segurança sanitária e o pagamento de hora extras, pode fazer a denúncia ao Sindicato, diz presidente da entidade

Publicado: 15 Fevereiro, 2021 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Divulgação
Feriado carnaval AmazonasFeriado carnaval Amazonas
Feriado carnaval Amazonas

Apesar do estado não comemorar o feriado de Carnaval nos dias 16 e 17 de fevereiro, suspenso em todo o Amazonas devido a pandemia do novo coronavírus, ainda assim é um feriado com folga, de acordo com decreto governamental. Diante dessa medida, os metalúrgicos do Polo Industrial de Manaus (PIM) não deverão ter jornadas normais de trabalho nesses dias.

A observação é do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas (Sindimetal), Valdemir Santana, que assegura o feriado de carnaval como um direito da categoria. Segundo ele, se as empresas estiverem pensando em criar turnos de trabalho normais, na terça-feira e quarta-feira de cinzas, sem pagar como feriado estarão erradas e serão denunciadas pelo Sindicato.

Valdemir informou que a direção do sindicato esteve reunida, na quinta feira (11), com o governador do Estado, Wilson Lima, e com o presidente do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), Wilson Périco e, na conversa com o dirigente do Estado e das indústrias, ficou decidido que o Sindicato não fará nenhum acordo quanto à questão do feriado.

Oportunismo

“Estamos muito preocupados com empresários oportunistas, que querem burlar os direitos dos trabalhadores. Se as empresas quiserem obrigar jornada de trabalho normal nesse feriado de Carnaval, os funcionários deverão avisar ao Sindicato”, orientou Valdemir Santana.

O dirigente informou, ainda, que havia a previsão de demissão de sete mil funcionários, mas que mudou tudo. “As demissões não vão mais ocorrer. Os temporários têm chance de contratação”, enfatizou.

Decreto

O novo decreto de restrições quanto ao feriado e as Festas de Carnaval, para o combate à pandemia do covid-19, em vigor a partir desse domingo (14), libera algumas atividades, que poderão ser retomadas nesta segunda feira (15), mas unicamente com o devido pagamento de horas extras. É o caso dos transportes de trabalhadores para o Polo Industrial de Manaus (PIM) e os próprios trabalhadores das indústrias.

Com base nisso, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas (Sindmetal), Valdemir Santana, faz um alerta aos trabalhadores. “Quem for trabalhar com rota lotada ou perceber que a empresa não está cumprindo as normas de segurança sanitária e o pagamento de hora extras, pode fazer a denúncia ao Sindicato”, ressaltou.

Evitando contágio

Os transportes começam a funcionar, normalmente, a partir desta segunda-feira (15), nos horários já pré-determinados pelas rotas e nos horários em que sempre trabalharam. Mas é bom observar, que os ônibus deverão fazer as linhas com a capacidade reduzida, cobrando o uso obrigatório da máscara e também com as janelas abertas. As medidas são válidas para evitar o contágio pelo coronavírus.

*matéria publicada no site do Sindmetal