MENU

Milhares de pessoas vão às ruas exigir o impeachment de Bolsonaro

No #3J, metalúrgicos e metalúrgicas também tomaram as ruas de cidades em todo o Brasil desde as primeiras horas deste sábado, com recado claro ao Congresso para desengavete os pedidos de impeachment de Bolsonaro

Publicado: 05 Julho, 2021 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Roberto Parizotti (Sapão)
Ato no dia 3 de julho na Avenida PaulistaAto no dia 3 de julho na Avenida Paulista
Ato no dia 3 de julho na Avenida Paulista

Milhares de brasileiros foram às ruas neste sábado (3) para exigir o impeachment de Jair Bolsonaro (ex-PSL). De acordo com levantamento prévio das frentes Brasil Popular e Povo sem Medo, mais de 800 mil pessoas participaram dos protestos em 312 cidades no Brasil e 35 no exterior. Metalúrgicos e metalúrgicas também ocuparam as ruas do país.

A terceira onda de manifestações, a exemplo das anteriores, nos dias 29 de maio e 19 de junho, deu um recado direto ao Congresso Nacional, especialmente ao presidente da Câmara dos Deputados, Arhur Lira (PP-AL), que está ignorando os pedidos de impeachment: o povo quer a destituição do presidente e tem muitas razões para isso. Em muitas cidades do país, Lira foi tratado como cúmplice de genocídio.

Crédito: Adonis Guerra
Metalúrgicos e metalúrgicas no ato do dia 3Metalúrgicos e metalúrgicas no ato do dia 3
Metalúrgicos e metalúrgicas do ABC no ato do dia 3 na Avenida Paulista, São Paulo

E quando os recados a quem pode encaminhar a destituição do pior presidente da história do Brasil são dados por uma massa pacífica, mas determinada, que protesta contra a condução desastrosa de Bolsonaro em todos os aspectos como na economia e no enfrentamento à pandemia, que já matou mais de 525 mil pessoas, não dá para ignorar.

Crédito: Divulgação
Metalúrgicos e metalúrgicas no ato do dia 3 em Minas GeraisMetalúrgicos e metalúrgicas no ato do dia 3 em Minas Gerais
Metalúrgicos e metalúrgicas no ato do dia 3 em Minas Gerais

Para a CUT, centrais sindicais, movimentos populares partidos políticos, cujos parlamentares não compactuam com o governo, passou da hora de o presidente da Câmara desengavetar um dos mais de 120 pedidos de afastamento já protocolados na Casa. Inclusive o superpedido de impeachemant, protocolado esta semana.

Crédito: Loricardo Oliveira
Ato no Rio Grande do SulAto no Rio Grande do Sul
Ato pelo Fora Bolsonaro, no Rio Grande do Sul

Por isso, mais 340 atos foram realizados neste sábado. As mobilizações reivindicam também comida no prato e vacina no braço, auxílio emergencial de R$ 600 e são contra as privatizações, denunciam a miséria, fome, desemprego, retirada de direitos e vários ataques do governo, são  contra o genocídio do povo brasileiro, capitaneado por Bolsonaro.

Além de atos no Brasil, protestos foram realizados em outros países. Confira alguns dos atos realizados. Veja também mais atos no minuto a minuto da CUT.

Crédito: Divulgação
Ato em ManausAto em Manaus
Ato #3JForaBolsonaro com participação da categoria em Manaus

*Texto escrito com apoio do conteúdo da CUT