QUI, 24 de jun / 2021

Militantes da Mercedes iniciaram etapa de formação não presencial neste sábado

“Temos que nos unir com todos que partilham dos nossos valores, dos nossos sonhos e esperanças. Essa luta tem que continuar até alcançarmos nossos objetivos”, afirmou Moises Selerges

Crédito: reprodução
Formação Mercedes
Formação Mercedes

Na manhã do último sábado, dia 19 de junho, teve início a etapa de formação para militantes da Mercedes com a presença de 45 pessoas. O Encontro contou com a participação de Moisés Selerges Júnior (Secretário-Geral do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC - SMABC), de Aroaldo Oliveira da Silva (membro da Executiva do SMABC, presidente da Industriall-Brasil e presidente da Agência de Desenvolvimento do Grande ABC) e de Max Pinho (Coordenador do CSE da MBB).

Aroaldo destacou “a importância de debatermos e nos apropriarmos de alguns temas da atual conjuntura para intervirmos com maior propriedade diante dos atuais desafios. Destacou as grandes transformações, que estamos vivendo no mundo que foram aceleradas pela pandemia, como a Industria 4.0, a eletrificação e autonomia dos veículos, a internet das coisas, o home-office etc”. Sobre o cenário social e político com a retirada de direitos dos trabalhadores, o aumento do desemprego, causando a fome e a miséria, Aroaldo afirmou ser fundamental a mobilização para 2022, “que será um momento decisivo com as eleições para o executivo e o legislativo”.

Moisés, iniciou sua fala expressando o seu desejo de ver uma sociedade mais justa: “eu quero ver todas as crianças na escola; eu quero um dia não ver gente passando fome; eu quero ver o trabalhador tendo seu emprego digno e poder fazer um churrasco no fim de semana; eu quero ver os nossos filhos na faculdade…”.

“Não é só formação sindical que precisamos debater, nós precisamos entender a nossa sociedade. Temos que nos unir com todos que partilham dos nossos valores, dos nossos sonhos e esperanças. Essa luta é como se a gente entrasse num trem que não se sabe   onde é o fim da linha. Uns descem nas primeiras estações, outros descem algumas estações mais adiante e outros vão até o final, quando conseguem alcançar seus objetivos. Essa luta tem que continuar até alcançarmos nossos objetivos”, concluiu Moisés. 

Max destacou a importância das falas de abertura, “que foram uma verdadeira aula valorizando muito o nosso primeiro encontro”. O Coordenador do CSE agradeceu ao Departamento de Formação pela dedicação e pelo empenho na preparação da atividade. Também agradeceu a presença de todos e todas valorizando a participação dos militantes e das militantes que abriram mão de uma parte do tempo de descanso para debater os nossos desafios. “Temos pessoas que saíram do turno da noite e vieram direto para o curso. Tudo isso mostra o valor da nossa militância e aumenta a nossa responsabilidade. Também nos enche de orgulho e nos fortalece na nossa luta diária”, ressaltou Max.

A seguir os participantes se apresentaram, comentaram o momento atual e falaram sobre as expectativas em relação ao curso. O curso acontecerá de forma on-line aos sábados das 9h30 às 11h30 com intervalo de 15 dias num total de 13 encontros até 4 de dezembro.

*Matéria publicada no site do SMABC

 

Com a Palavra

TER, 16 de fev / 2021

Por que é necessário nacionalizar a Ford e criar uma montadora brasileira?

Escrito pelo diretor executivo do Sindicato e presidente do Industriall-Brasil, Aroaldo Oliveira da Silva, e pelo presidente da Central de Cooperativas Unisol Brasil e diretor da Unicopas, Leonardo Pinho

Entidades e Empresas

Entidades

Notícias sobre entidades filiadas e parceiras da CNM/CUT:

Empresas

Informações sobre as empresas em que a CNM/CUT constrói uma organização nacional dos trabalhadores:

CNM/CUT por e-mail

Receba informações da CNM/CUT diretamente em seu e-mail:

Enviando...
Email cadastrado com sucesso!

Redes e blogs

Cálculos

Calcule reajustes salariais e o tempo que falta para sua aposentadoria:

Publicações

383 - ASSEMBLEIA GERAL VIRTUAL APROVA PROPOSTA DE REAJUSTE | Cláusulas Sociais estão renovadas até 2022

383 - ASSEMBLEIA GERAL VIRTUAL APROVA PROPOSTA DE REAJUSTE | Cláusulas Sociais estão renovadas até 2022 - Edição Nº SET/2020
25 de set / 2020

CNM/CUT - Confederação Nacional dos Metalúrgicos
Av. Antártico, 480 - Jardim do Mar - CEP: 09726-150 - São Bernardo do Campo - SP (55) 11 4122-7700 cnmcut@cnmcut.org.br
Av. Antártico, 480 - Jardim do Mar - CEP: 09726-150 - São Bernardo do Campo - SP

Saiba como chegar a CNM/CUT


(55) 11 4122-7700