MENU

Mineiros ucranianos lutam há quase 20 dias por melhores condições de trabalho no subsolo de uma usina de minério. Apoie!

Hoje é o décimo oitavo dia da manifestação subterrânea de 149 mineiros ucranianos da usina de minério de ferro Kryvyi Rih, e a saúde desses trabalhadores está se deteriorando. Para atender às demandas dos mineiros, foi lançada uma campanha no LabourStart.

Publicado: 22 Setembro, 2020 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Industriall
Mineiros ucranianos Mineiros ucranianos
Mineiros ucranianos 

A manifestação começou em 3 de setembro, quando 29 mineiros permaneceram dentro da mina Oktyabrskaya após terminar seu turno. Poucos dias depois, na ausência de resposta da administração, 364 mineiros de três outras minas pertencentes à mesma empresa juntaram-se à manifestação subterrânea.

Os mineiros exigem um aumento salarial, melhores condições de trabalho, disposições preferenciais nos seus planos de pensões devido às condições perigosas de trabalho e o fim das violações das avaliações de segurança no trabalho. Além disso, exigem uma mudança de gestão que, para eles, está levando a empresa à crise.

Desde o início do conflito, familiares, mineiros e residentes locais realizam manifestações de solidariedade diárias em Kryvyi Rih. Desde a semana passada, manifestações de solidariedade acontecem diariamente em Kiev, em frente a prédios do governo.

Os filhos dos mineiros também apoiaram a manifestação pedindo à direção da empresa que ouvisse as demandas dos mineiros.

E você também pode ajudar. Envie uma mensagem à direção da empresa através da LabourStart exigindo que iniciem negociações construtivas com os mineiros e seus sindicatos, bem como expressando seu apoio e solidariedade a eles.

De acordo com Mykhailo Volynets, presidente do Sindicato Independente dos Mineiros da Ucrânia, as negociações entre os mineiros que protestam e a administração da planta de minério de ferro Kryvyi Rih estão programadas para hoje.

Kemal Özkan, secretário-geral adjunto do IndustriALL, disse:

"Apelamos à administração da planta de minério de ferro Kryvyi Rih para entrar em negociações construtivas com os mineiros e seus sindicatos e se abster de exercer pressão contra manifestantes, ativistas sindicais e suas famílias."

 

*matéria publicada no site do Industriall