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Mitsubishi quer produzir seu carro popular no Brasil

Publicado: 05 Outubro, 2010 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

O mercado de carros populares do Brasil pode ganhar um novo competidor de perfil bastante distante dos que estão na disputa pelo motorista da classe C hoje.A japonesa Mitsubishi, que no país produz utilitários que custam até dez vezes o preço de um modelo 1.0, já avalia a possibilidade de competir neste segmento. A informação é do presidente da Mitsubishi Motors Corporation (MMC), Osamu Masuko. Desde a crise financeira internacional de 2008, o Brasil passou a chamar cada vez mais a atenção da sede da montadora, afirmou o executivo. Enquanto os principais mercados encolheram, o Brasil subiu posições, passando do décimo para o quinto lugar ocupado atualmente. Isso fez com que o país se tornasse um dos mais importantes alvos da montadora, junto a economias emergentes como China e outros países asiáticos. "Todas as montadoras tentam ampliar suas vendas nesses países", diz Masuko."O país tem muito dinamismo, muitos recursos naturais. Tenho uma boa imagem do Brasil. É hoje o nosso quinto mercado, mas acredito que será o quarto até 2011."

Masuko diz que a nova linha de montagem de carros populares brasileira da Mitsubishi ainda requer estudos. "Estamos de olho no país, que pode se tornar nosso mercado mais importante." Antes, no entanto, a montadora conclui o que pode ser um ensaio para o carro popular brasileiro e inaugura no próximo ano sua produção de carros compactos, econômicos, com motor 1.2, na Tailândia. A partir de 2012, devem ser produzidos naquele país asiático cerca de 250 mil unidades por mês. Este veículo, que será um "pequeno modelo global", deve representar o protótipo do que a montadora estuda ter no Brasil e será vendido aos principais mercados da Ásia, do Oriente Médio, da Austrália e da Europa. O próximo passo, então, será a produção na China e na Índia. "Para produzir este tipo de modelo é necessário um alto índice de nacionalização", diz o executivo em menção à característica de baixo preço do veículo. Outra montadora japonesa, a Toyota, também informou, no mês passado, que vai disputar o mercado de carros populares no Brasil.Além do carro popular, o  presidente da Mitsubishi Motors diz que espera o melhor momento para lançar um carro "verde" no Brasil. No ano passado, a montadora lançou o carro elétrico.

No ano que vem, ele será exportado para a Europa e para os Estados Unidos. "Nós temos a intenção de introduzir o veículo elétrico no Brasil, mas temos de prestar atenção ao momento certo e às adequações necessárias", diz Masuko. Segundo o presidente da companhia, tecnologicamente não há nenhum problema que impeça o lançamento de um modelo  híbrido no Brasil. Oque aindafalta é infraestrutura, como redes de abastecimento. "Mas, quando for a hora, entraremos neste mercado. E, no Brasil, tudo indica que o modelo unirá a tecnologia flex à híbrida", afirma.Em relação à América Latina, o presidente da Mitsubishi Motors diz que o país também se destaca-é o mercado mais importante, mas há outros em vista. Ele não cita quais são esses mercados, mas afirma que quer iniciar a atuação em alguns deles em que a montadora ainda não está presente.Masuko diz ainda que não vê a crescente atuação das montadoras chinesas em todo o mundo como ameaça aos seus negócios, uma vez que o mercado interno da China tem um tamanho considerável e já deve absorver grande parte da produção. "Já ouvimos falar que, no Brasil, as chinesas ocupam 10% do mercado local. Ficamos tranqüilos porque temos maior história deparceria, tecnologia e qualidade."

Fonte: Brasil Econômico