TER, 14 de out / 2014

Montadoras resolvem menos de 65% das reclamações registradas no Procon-SP

O Procon estadual de São Paulo reuniu as dez montadoras mais reclamadas entre janeiro e agosto de 2014. Foram, ao todo, 299 casos registrados no órgão. O principal problema, 61% das reclamações, refere-se a algum tipo de defeito no veículo.

O segundo problema mais recorrente é a Garantia (8%), seguido por questões com Contrato, pedido e orçamento (7%); Não entrega ou demora do produto (5%); e Falta de peça de reposição (4%).

Nesse ranking, a primeira colocada é a GM, que recebeu 74 Cartas de Informações Preliminares (CPIs), com um índice de solução de 46%. Na segunda posição vem a Ford, com 48 CPIs e 54% de solução, e, em terceiro, a Fiat, com 42 reclamações e 40% de atendimento.

No quarto lugar está a Volkswagen, com 40 reclamações e 62% de solução. A Hyndai aparece em quinto lugar, com 25 CPIs e 65% de índice de solução, enquanto em sexto lugar aparece Renault, com 24 reclamações e 64% de resolução. Em sétimo e oitavo lugar estão, respectivamente, Nissan, com 18 CPIs e 57% de índice de solução, e Honda com 11 CPIs e 25% de resolução.

Embora sejam as últimas colocadas desse ranking, Peugeot Citroen e Toyota deixaram de resolver 75% das reclamações encaminhadas. A média do índice de resolução das empresas também é baixa: apenas 47,1%. Para o Procon-SP, o número ideal de solução é acima de 95%.

O Procon-SP orienta que, o consumidor que tiver problemas semelhantes ou quaisquer dúvidas sobre seus direitos, entre em contato com os canais de atendimento ou procure o Procon de sua cidade. 

(Fonte: Portal iG)

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SEG, 18 de jan / 2021

Retomar a produção nos parques industriais com ou sem a Ford

Por Paulo Cayres, Sérgio Nobre e Vagner Freitas

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