SEG, 31 de mai / 2021

Movimento sindical se despede de Rogério Dornelles, médico e militante da classe trabalhadora

No Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita, atendia desde 2007, sempre realizando um trabalho ético, aproximado e humano com os trabalhadores e trabalhadoras da base

Crédito: Divulgação
Médico do  trabalho no RS
Médico do trabalho no RS

Na manhã desta segunda-feira (31) o movimento sindical gaúcho recebeu a notícia da partida do Dr. Rogério Alexandre Nedir Dornelles, médico do trabalho e colaborador antigo de inúmeros sindicatos nos temas de prevenção aos acidentes de trabalho e proteção à saúde da classe trabalhadora. Dornelles tinha 63 anos e se encontrava em tratamento contra um câncer de pulmão metastático.

Com uma trajetória marcante junto à categoria metalúrgica, Rogério também se tornou uma referência na medicina do trabalho, área em que realizou inúmeros estudos e palestras durante os mais de 30 anos de atuação. Junto aos sindicatos de trabalhadores, realizava atendimentos presenciais no ambulatório das entidades e participava de cursos de formação para dirigentes sindicais, principalmente voltados à formação de cipeiros e cipeiras.

Nos anos 70, período em que era estudante de medicina, foi dirigente estudantil e ativista político. Já no final da década de 80, percebeu que deveria fazer política e ativismo por meio da profissão. Em entrevista ao Sindibancários de Porto Alegre, no ano de 2015, relatou que na relação Capital-Trabalho, ele escolheu o trabalhador. “Tem essa questão ideológica. Fico do lado do trabalhador porque é onde se constrói a riqueza. É muito ruim a gente estar doente numa sociedade que premia a excelência”.

Em abril desde ano, com o agravamento da doença e a necessidade de atenção exclusiva ao tratamento, Dornelles se afastou das atividades como médico. No Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita, atendia desde 2007, sempre realizando um trabalho ético, aproximado e humano com os trabalhadores e trabalhadoras da base.

“Foi um privilégio poder contar com o Rogério como profissional durante tantos anos no Sindicato. É uma perda que sentimos profundamente, porque mais do que um médico exemplar e dedicado, ele foi nosso grande companheiro na luta por condições de trabalho e uma vida mais digna aos trabalhadores”, afirmou Paulo Chitolina, presidente do Sindicato.

Fonte: STIMMMMEC (com informações de informe do Sindibancários)

 

 

Com a Palavra

TER, 16 de fev / 2021

Por que é necessário nacionalizar a Ford e criar uma montadora brasileira?

Escrito pelo diretor executivo do Sindicato e presidente do Industriall-Brasil, Aroaldo Oliveira da Silva, e pelo presidente da Central de Cooperativas Unisol Brasil e diretor da Unicopas, Leonardo Pinho

Entidades e Empresas

Entidades

Notícias sobre entidades filiadas e parceiras da CNM/CUT:

Empresas

Informações sobre as empresas em que a CNM/CUT constrói uma organização nacional dos trabalhadores:

CNM/CUT por e-mail

Receba informações da CNM/CUT diretamente em seu e-mail:

Enviando...
Email cadastrado com sucesso!

Redes e blogs

Cálculos

Calcule reajustes salariais e o tempo que falta para sua aposentadoria:

Publicações

383 - ASSEMBLEIA GERAL VIRTUAL APROVA PROPOSTA DE REAJUSTE | Cláusulas Sociais estão renovadas até 2022

383 - ASSEMBLEIA GERAL VIRTUAL APROVA PROPOSTA DE REAJUSTE | Cláusulas Sociais estão renovadas até 2022 - Edição Nº SET/2020
25 de set / 2020

CNM/CUT - Confederação Nacional dos Metalúrgicos
Av. Antártico, 480 - Jardim do Mar - CEP: 09726-150 - São Bernardo do Campo - SP (55) 11 4122-7700 cnmcut@cnmcut.org.br
Av. Antártico, 480 - Jardim do Mar - CEP: 09726-150 - São Bernardo do Campo - SP

Saiba como chegar a CNM/CUT


(55) 11 4122-7700