SEG, 09 de nov / 2020

Negociação do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC com a Mercedes conquista 950 contratações

Mesmo em meio à crise, haverá 700 efetivações entre temporários e aprendizes do Senai, além de 250 contratações por tempo determinado

Crédito: Ari Paleta
SMABC
SMABC

Os trabalhadores e as trabalhadoras que acompanharam a plenária realizada na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (SMABC), no último sábado, 7, não esconderam a alegria ao serem informados que serão efetivados na Mercedes, em São Bernardo. As contratações, resultado de negociação entre o Sindicato e a direção da fábrica, garantem efetivação de 600 trabalhadores temporários, 100 aprendizes do Senai, além de por volta de 250 novos postos de trabalho por tempo determinado a partir de janeiro de 2021.

Entre os 600 que passarão a fazer parte do quadro fixo de trabalhadores na montadora, alguns já tinham tido seus contratos encerrados ao logo deste ano e outros estavam com o contrato por encerrar. A negociação também assegura que todos os trabalhadores horistas em evolução salarial, que estavam com as faixas salariais congeladas, tenham a evolução retomada em dezembro deste ano.

“Essa é uma vitória de todos nós, fruto de negociações importantes que asseguram que mais famílias tenham comida na mesa”, disse o secretário-geral do SMABC e CSE na montadora, Moisés Selerges

Ele destacou a importância das contratações em um ano extremamente difícil por conta da pandemia da Covid-19, que derrubou a economia. “Essa é uma vitória de todos nós, fruto de negociações importantes que além de garantirem estabilidade em meio à crise, também asseguram que mais 250 famílias tenham comida na mesa. Podem abraçar seus familiares e comemorar”.

“A luta do Sindicato é por emprego, como sempre foi. Esse Sindicato tem uma história de compromisso com a classe trabalhadora desse país. Nunca duvidem da capacidade do Sindicato, porque ele é cada um de vocês”, completou.

O dirigente ponderou que existe a possibilidade de um crescimento sazonal durante o primeiro semestre que justifica as contratações. “A possibilidade de ter vacina traz certo aquecimento no mercado, mas que continua muito incerto. Temos que ficar de olho na Europa que está passando pela segunda onda de Covid e no cenário pós eleição nos EUA, questões que influenciarão nas vendas aqui”.

“Diante de um ano difícil como tem sido 2020, com muitas demissões no país e negociações complicadas, conseguimos fechar um importante acordo em abril que garantiu a estabilidade de todos os efetivos até o fim do ano. E agora para fechar o ano, temos mais uma importante conquista com a efetivação destes 700 companheiros e companheiras, mais 250 contratações temporárias”, ressaltou o coordenador do CSE, Ângelo Máximo de Oliveira Pinho, o Max.

Acordo de 2019

No ano passado, os Metalúrgicos do ABC firmaram um acordo de investimento com a fábrica para tornar a planta de São Bernardo a fabricante mundial de motores das famílias 460 e BR900.

“Esse acordo já previa um crescimento da demanda de São Bernardo. Como o mercado automobilístico está retomando e aqui dentro da fábrica já tinha uma projeção de novos produtos por conta do acordo de 2019, ajudou muito nessa discussão dos contratados”.

Em abril deste ano, a luta do CSE também garantiu a renovação do contrato dos trabalhadores temporários por três meses e o compromisso de prioridade para esses trabalhadores na abertura de novas vagas.

*matéria publicada no site do SMABC

 

Com a Palavra

TER, 20 de out / 2020

Viva o Movimento Feminista

Só a cabeça desvirtuada de uma parcela da sociedade representada por pessoas como o jogador Robinho, faz questão de não entender porque ela se nutre exatamente da desigualdade e do preconceito

Entidades e Empresas

Entidades

Notícias sobre entidades filiadas e parceiras da CNM/CUT:

Empresas

Informações sobre as empresas em que a CNM/CUT constrói uma organização nacional dos trabalhadores:

CNM/CUT por e-mail

Receba informações da CNM/CUT diretamente em seu e-mail:

Enviando...
Email cadastrado com sucesso!

Redes e blogs

Cálculos

Calcule reajustes salariais e o tempo que falta para sua aposentadoria:

Publicações

383 - ASSEMBLEIA GERAL VIRTUAL APROVA PROPOSTA DE REAJUSTE | Cláusulas Sociais estão renovadas até 2022

383 - ASSEMBLEIA GERAL VIRTUAL APROVA PROPOSTA DE REAJUSTE | Cláusulas Sociais estão renovadas até 2022 - Edição Nº SET/2020
25 de set / 2020

CNM/CUT - Confederação Nacional dos Metalúrgicos
Av. Antártico, 480 - Jardim do Mar - CEP: 09726-150 - São Bernardo do Campo - SP (55) 11 4122-7700 cnmcut@cnmcut.org.br
Av. Antártico, 480 - Jardim do Mar - CEP: 09726-150 - São Bernardo do Campo - SP

Saiba como chegar a CNM/CUT


(55) 11 4122-7700